Da Redação
A prefeitura de Várzea Grande confirmou o início da vacinação contra a covid-19 de 18 anos a 20 anos neste sábado (21 de agosto).
A gestão informa que "a imunização desse público será em dois pontos no Parque Berneck- drive thru- e no ponto fixo das Clínicas Médicas do Univag. Também serão abertos mais dois pontos de vacinação neste dia 21 de agosto, no Jardim dos estados-ponto-fixo- e Ginásio Poliesportivo Fiotão, também ponto-fixo, para continuar vacinando as pessoas de 50 anos acima, e aplicação da segunda dose além dos já agendados nestes pontos de 21 a 24 anos".
Pontua que "a ação de vacinação inicia às 8h da manhã nos quatro pontos e término previsto para às 16 horas".
O anúncio foi feito pelo prefeito Kalil Baracat em reunião com a equipe técnica gestora do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, nesta manhã de sexta-feira (20). O gestor disse que vacinar este público jovem, que hoje está mais vulnerável a doença, está sendo possível pelo planejamento diário que é feito pela Saúde Municipal, que com seriedade, prudência, está conduzindo a Campanha de Vacinação de forma satisfatória no município.
"Será um dia importante e esperado, porque todos nós estamos muito felizes em conseguirmos atingir essa meta. Nós já chegamos à marca de aplicar mais de 180 mil doses entre a primeira e a segunda dose, chegando ao público-alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde, que é o de vacinar a população adulta. Com a conclusão da atual fase de imunização dos adultos, a próxima etapa, já autorizada pelo Ministério da Saúde, é vacinar adolescentes entre 12 e 17 anos de idade. A ideia é de que esse público comece a ser vacinado a partir de setembro. Estamos trabalhando para isso”, disse Kalil Baracat.
O secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, informou que o prefeito Kalil Baracat e a Saúde já estão solicitando junto ao Ministério da Saúde mais doses do imunizante Pfizer, que é atualmente a única autorizada a ser aplicada nos jovens entre 12 e 17 anos.
“No nosso planejamento, já antecipamos as possibilidades das novas etapas, enquanto executamos a imunização de toda a população adulta de Várzea Grande. Por isso a necessidade de obter imunizantes autorizados para as próximas etapas. É importante deixar bem claro que estamos imunizando as pessoas devidamente cadastradas e confirmadas, porém só são autorizadas a comparecerem aos pontos de vacinação, de forma espontânea, as pessoas de 50 anos acima, que ainda não se vacinaram e não conseguiram se cadastrar. Para esta faixa etária as equipes vão cadastrar nos pontos e vacinar. Gestantes e puérperas devem se cadastrar, e aguardar a confirmação”, explicou o secretário.
De acordo ainda com o secretário, como a imunização da nova faixa etária de 18 a 20 anos será em dois pontos, neste sábado (21), sendo no Parque Berneck e no Univag, é importante, portar os documentos necessários, para agilidade da ação, como um documento com foto e comprovante de residência e cópia do cartão SUS.
"É apenas para melhor organização. No Parque Berneck podem comparecer de automóvel, bicicleta, moto. As pessoas que não puderem ir com veículo, também serão vacinados. A partir de hoje já devem consultar o site da prefeitura e verificar a confirmação, pelo endereço eletrônico, www.varzeagrande.mt.gov.br e clicar na aba imunização. Sempre estamos solicitamos o envio das vacinas para o nosso município e conforme os imunizantes forem chegando, poderemos começar a atingir também o novo público-alvo dos adolescentes, sempre seguindo as regras do Plano Nacional de Imunização", disse Gonçalo de barros, explicando que com a chegada de novas variantes a preocupação do Prefeito kalil Baracat é também o de proteger os jovens e os adolescentes do município com a imunização.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Vice-governador promete fortalecer agro e avançar em investimentos
PC confirma prisão de casal suspeito de torturar crianças
Governo de MT destaca programa SER Família Habitação
Senador Wellington Fagundes assina CPMI da Vaza Toga
Tribunal de Justiça de Mato Grosso alerta sobre golpe do pharming
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio