• Cuiabá, 16 de Setembro - 2025 00:00:00

Governadores assinam carta em solidariedade ao STF em meio a ameaças de Bolsonaro


Sarah Teófilo - CORREIO BRAZILIENSE

Governadores assinaram uma carta de apoio em solidariedade ao Supremo Tribunal Federal (STF), aos seus ministros e às famílias. No total, chefes do Executivo estaduais de 13 estados e do Distrito Federal assinaram o documento até o momento.

A iniciativa ocorre em meio às ameaças do presidente Jair Bolsonaro à Corte e aos ministros. No último sábado (15), ele afirmou que irá entrar com pedido de abertura de processo impeachment dos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e alvo de ataques de Bolsonaro e apoiadores.

No caso de Moraes, o pedido se dá por ser ele o responsável pelo pedido de prisão do ex-deputado federal e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, no âmbito do inquérito que apura ações de milícias digitais.

A carta é assinada pelos governadores da Bahia, Maranhão, Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraíba, Espírito Santo, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Amapá e Distrito Federal. Nela, eles pontuam que "o Estado Democrático de Direito só existe com Judiciário independente, livre para decidir de acordo com a Constituição e com as leis".

"No âmbito dos nossos Estados, tudo faremos para ajudar a preservar a dignidade e a integridade do Poder Judiciário. Renovamos o chamamento à serenidade e à paz que a nossa Nação tanto necessita", pontuam.

Confirma a nota na íntegra:

Os Governadores, que assinam ao final, manifestam a sua solidariedade ao Supremo Tribunal Federal, aos seus ministros e às suas famílias, em face de constantes ameaças e agressões.

O Estado Democrático de Direito só existe com Judiciário independente, livre para decidir de acordo com a Constituição e com as leis.

No âmbito dos nossos Estados, tudo faremos para ajudar a preservar a dignidade e a integridade do Poder Judiciário. Renovamos o chamamento à serenidade e à paz que a nossa Nação tanto necessita.

Brasília, 15 de agosto de 2021.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: