• Cuiabá, 15 de Setembro - 2025 00:00:00

Força-tarefa com apoio de aviões tenta conter incêndio de grandes proporções

  • Em Geral
  • 10/08/2021 14:08:15

Da Redação

O Estado confirmou a ampliação das ações que visam combater queimadas em Mato Grosso - em contexto que coloca as autoridades competentes em posição de alerta. 

Pontua assim que "equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) continuam atuando 24 horas por dia para combater o primeiro incêndio de grande proporção iniciado dentro de uma propriedade particular no Pantanal mato-grossense, em Poconé".

Segundo o Governo, "a força-tarefa ganhou um reforço no final da tarde desta segunda-feira (9), com a chegada de uma aeronave Air Tractor que já entrou em ação lançando 3.100 litros d’água nos locais com maior incidência de fogo".

O Estado assinala que "a aeronave modelo Air Tractor, foi contratada pela Secretaria Adjunta de Defesa e Proteção Civil, com recursos do Governo de Mato Grosso. Além disso, pilotos do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) também vão fortalecer os trabalhos de combate com o uso de mais um avião".

Considera ainda que "um ponto de apoio foi montado dentro de uma fazenda, no KM 54 da Transpantaneira, que possui uma pista de pouso no campo. Com o uso de um caminhão-pipa, os militares captam 16 mil litros d’água do Rio Pixaim e transportam para encher o avião. O processo de trabalho é rápido e em cerca de 20 minutos o compartimento da aeronave fica abastecido e pronto para utilização".

“Fizemos o acionamento de todos os recursos, o Governo de Mato Grosso está dando uma resposta imediata para essa situação. Hoje, estamos com nossos militares e diversas outras equipes; brigadistas, voluntários e os proprietários rurais desta região, dispostos a contribuir para conter o fogo. Estamos empenhados, dando o nosso máximo para que tragédias iguais aquelas do ano passado não voltem a acontecer", disse o comandante da Companhia de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do BEA, 1° tenente Isaac Wihby.

 

Com Secom




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: