Da Redação
O Ministério da Saúde confirmou a remessa de doses extras de vacinas anticovid para estados com região de fronteira, caso de Mato Grosso.
Conforme as informações - no Portal do MS, para Mato Grosso serão enviadas 177.250 doses de imunizantes - devendo ser distribuídos para o estado - mas a maior parte em razão da população, deve ser remetida para Cuiabá.
O enredo que envolveu a destinação de vacinas a mais para Mato Grosso teve como ponto central a realização da Copa América, e pedido do prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro (MDB) para - como uma das condições para a realização, a remessa de doses extras.
Assim, após reunião com o ministro da Saúde e o próprio presidente Jair Bolsonaro, o Governo Federal sinalizou positivamente no período. Na sequência, pontuou discurso de que sob análise, o Ministério da Saúde poderia enviar doses extras de vacina contra a covid-19 - mas somente como critério o quesito "região de fronteira".
E assim, o MS pontua no Portal o mapa dos estados e respectivas quantidades nos lotes a serem encaminhados.
Confira as informações - de acordo com o Portal do Ministério da Saúde:
Brasileiros que moram em estados que fazem fronteira com outros países terão prioridade na vacinação contra a Covid-19. A partir desta semana, o Ministério da Saúde começa a enviar doses de vacinas para imunizar essa população, com o objetivo de reforçar a proteção nessas localidades para conter o avanço de possíveis variantes do vírus.
No total, serão distribuídas para todo o País, em até 48 horas, mais de 4 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford, produzidas no Brasil pela Fiocruz. Em um primeiro momento, os estados do Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná e Rondônia receberão doses a mais para vacinar os moradores das fronteiras, o que contempla 50% dessa população.
Nessa pauta de distribuição, também estão sendo enviados imunizantes para primeira dose de pessoas entre 55 e 59 anos, fora dos grupos prioritários, e para início da vacinação de bancários e trabalhadores dos Correios.
Além das vacinas, o Ministério da Saúde também entrega aos estados e Distrito Federal nos próximos dias mais de 5,3 milhões de seringas e agulhas de 1ml e de 3ml.
A estratégia de distribuição de vacinas Covid-19 é definida em reuniões entre União, estados e municípios, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura vacinal no tempo recomendado. No caso da vacina da Fiocruz, o intervalo é de 12 semanas.
As orientações de vacinação e a divisão das doses por UF estão no 28º informe técnico.
Pátria Vacinada
Até agora, o Ministério da Saúde já entregou aos estados e DF mais de 147 milhões de doses de vacinas Covid-19 – com essa pauta de distribuição, a marca de 150 milhões de doses entregues será batida. Mais de 117 milhões de doses já foram aplicadas, sendo que mais da metade da população-alvo da campanha já recebeu a primeira dose e quase 20% dos brasileiros já estão totalmente imunizados.
Com Secom/Ministério da Saúde

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Polícia Civil reforça combate às facções criminosas no Estado
Colapso Teocrático
TJ impede descredenciamento irregular de laboratório
Empreender no Paraguai
Dívida paga: Justiça condena Banco por manter bloqueio judicial
INSS executa nova faixa de benefícios em fevereiro; veja valores
TJ assevera: companheira de PM mantém direito à pensão
O silêncio como método
Sesp: Operação integrada apreende 500 kg de cocaína em MT
Terreno não entregue: TJ manda devolver 100% a comprador