Da Redação
“O grande problema no pantanal, neste ano, não serão só os incêndios, mas a falta de água para combater as chamas”. O alerta foi feito nesta segunda-feira, 14, pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT), considerando como base as análises feitas pelo Cimaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, ambos ligados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Hoje, Fagundes, que presidiu a Comissão Temporária Externa do Senado, designada para acompanhar das ações de enfrentamento aos incêndios no bioma, se reuniu com o governador Mauro Mendes.
O senador pediu, especialmente, que "o Estado assuma a instalação de poços artesianos ao longo da Transpantaneira".
Segundo o parlamentar, "todo o planejamento de prevenção e combate aos incêndios no pantanal, neste ano, está comprometido se não for garantido o fornecimento de água para caminhões-pipa, viaturas do Corpo de Bombeiro e da Força Nacional e os brigadistas".
“De nada vai adiantar caminhões, helicópteros, aviões se não tiver de onde pegar a agua para atacar os incêndios”, frisou.
Destacou que no ano passado, o problema de falta de água já dificultou as ações de combate aos incêndios, já que as principais fontes são os rios Bento Gomes, Pixaim e Cuiabá, que ficam muito distantes um do outro.
Wellington Fagundes ressaltou que os poços são fundamentais e estratégicos para qualquer planejamento para este período de seca no pantanal. Os projetos para construção de poços artesianos foram elaborados pela Associação Mato-grossense dos Municípios com base em prospecções técnicas do lençol freático.
“Infelizmente, as previsões indicam que a seca deste ano deve ser ainda mais severa que a do ano passado. Então, todo o planejamento feito para prevenção e combate deve levar em consideração a garantia de que haverá água para apagar as chamas”, disse.
Além de apresentar os projetos dos poços artesianos ao governador, o senador lembra que "já viabilizou a aquisição, pela Metamat, de uma perfuratriz para a perfuração dos poços", assinalando que "a aquisição está em fase de licitação".
Lembrou, por fim que "outra ação é pela destinação de R$ 200 milhões da Sudeco (Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste) para atender proprietários rurais da região do pantanal que foram afetados pelos incêndios", acentuando que "os recursos são do Fundo do Centro-Oeste e serão geridos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado".
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Tortura e maus-tratos de crianças: MP pede prisão da esposa do avô
Desemprego recua para 5,6%, a menor taxa desde 2012, mostra IBGE
Sobre o voto de Fux para anular julgamento de Bolsonaro e outros réus no STF
CNI: Brasil cai duas posições e fica em 52º no ranking dos países mais inovadores
Viúva negra: Tribunal do Júri condena casal por crime torpe
Tráfico de drogas na mira: PC de MT integra operação nacional
Mercado financeiro projeta inflação de 4,83% em 2025
Fui professor em escola particular, esse tempo conta como magistério no Regime Próprio em que vou me aposentar?
STF e a chance de corrigir o injusto cálculo da aposentadoria por invalidez
Idoso é preso acusado de maus-tratos de animal e crimes ambientais