• Cuiabá, 16 de Setembro - 2025 00:00:00

Emanuel volta a defender plebiscito e avisa que irá ao TRE tratar do tema


Da Redação

“O povo se manifestar nas ruas tem valor democrático, ético e popular, pois quem manda é o povo. Quem decide sobre a melhor opção é a população, pois é ela quem vai utilizar o transporte coletivo”, defendeu o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) ao analisar o cenário de realização de um plebiscito com a população de Cuiabá e Várzea Grande para consultar sobre a preferência do modal de transporte, o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) ou Ônibus de Trânsito Rápido (BRT).

Em tempo, o Governo do Estado definiu o modal BRT - considerando ter tomado a decisão após estudos técnicos.

Cuiabá

Na Capital, Pinheiro pontua que "a iniciativa visa inserir a vontade da população na escolha". 

A realização do plebiscito já foi aprovada pela Câmara de Vereadores, com 17 votos favoráveis. O prefeito acentua que nos próximos dias, "deve procurar o Tribunal Regional Eleitoral para tratar do assunto".

A gestão informa que o prefeito já solicitou agenda com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) e com o presidente da Câmara Municipal, vereador Juca do Guaraná para a definição da forma que será feito o plebiscito.

“Os usuários do transporte coletivo devem ser ouvidos. O que acontece no Brasil é não existe a cultura da democracia participativa. A realização de plebiscitos e referendos estão previstos em lei”, defendeu Pinheiro.

O gestor lembrou ainda que "quando foi realizada a nova licitação do transporte coletivo, em 2016, já constava no planejamento de execução das empresas vencedoras, que o sistema a ser instalado fosse híbrido e serviria  tanto para o VLT como o BRT".

 

Com Secom




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: