• Cuiabá, 15 de Setembro - 2025 00:00:00

Após aprovação da Anvisa, Mato Grosso avalia manter compra da Sputnik V

  • Em Geral
  • 05/06/2021 09:06:18

Rafaela Maximiano

O Governo de Mato Grosso avalia se manterá o interesse em adquirir a vacina russa Sputnik V após a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ontem (4), para importação excepcional das vacinas contra a covid-19, Sputinik V e a indiana Covaxin.

O posicionamento oficial deverá ser do Governador Mauro Mendes e não da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). A informação é da assessoria de imprensa da SES-MT.

A Sputnik V foi autorizada neste primeiro momento a ser utilizada por seis estados: Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí.  Em abril, um pedido de doses para 14 estados, incluindo Mato Grosso, foi rejeitado pela Anvisa.

Caso seja positivo, Mato Grosso prevê adquirir a compra direta de 1,2 milhão de doses da vacina russa Sputnik V, através de consócio com outros estados.

A agência, que havia rejeitado a importação dos imunizantes,mudou a orientação depois da chegada de novos documetnos das fabricantes. Ainda assim, estabeleceu protocolos específicos para aplicação das doses, limitação de público que pode ser vacinado e determina estudos de acompanhamento e controle de qualidade de lotes.

A Anvisa diz ainda que o uso de ambas as vacinas pode ser suspenso em caso de novas avaliações da agência e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

As solicitações feitas pelo Ministério da Saúde e estados brasileiros envolviam até 26,5 milhões de doses da Sputinik V e 20 milhões da Covaxin. Foram autorizadas, porém, importações equivalentes a 1% da população dos estados e dos país – o equivalente a 928 mil doses da primeira vacina e 4 milhões da segunda, considerando duas doses.

 

(Com informações Anvisa)




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: