Rafaela Maximiano
O Governo de Mato Grosso avalia se manterá o interesse em adquirir a vacina russa Sputnik V após a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ontem (4), para importação excepcional das vacinas contra a covid-19, Sputinik V e a indiana Covaxin.
O posicionamento oficial deverá ser do Governador Mauro Mendes e não da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). A informação é da assessoria de imprensa da SES-MT.
A Sputnik V foi autorizada neste primeiro momento a ser utilizada por seis estados: Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí. Em abril, um pedido de doses para 14 estados, incluindo Mato Grosso, foi rejeitado pela Anvisa.
Caso seja positivo, Mato Grosso prevê adquirir a compra direta de 1,2 milhão de doses da vacina russa Sputnik V, através de consócio com outros estados.
A agência, que havia rejeitado a importação dos imunizantes,mudou a orientação depois da chegada de novos documetnos das fabricantes. Ainda assim, estabeleceu protocolos específicos para aplicação das doses, limitação de público que pode ser vacinado e determina estudos de acompanhamento e controle de qualidade de lotes.
A Anvisa diz ainda que o uso de ambas as vacinas pode ser suspenso em caso de novas avaliações da agência e da Organização Mundial de Saúde (OMS).
As solicitações feitas pelo Ministério da Saúde e estados brasileiros envolviam até 26,5 milhões de doses da Sputinik V e 20 milhões da Covaxin. Foram autorizadas, porém, importações equivalentes a 1% da população dos estados e dos país – o equivalente a 928 mil doses da primeira vacina e 4 milhões da segunda, considerando duas doses.
(Com informações Anvisa)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio
Gestão documental: a base para transformar IA em vantagem competitiva
Governo e UFMT: parceria para estudo sobre cadeia de fertilizantes
MP: réu é condenado a 10 anos e oito meses por atropelamento
Ministério da Fazenda ajusta projeção da inflação para 4,8% em 2025
VG: Operação da Rotam prende três pessoas por tráfico de drogas
TJ: fazenda com herdeira e banco condenado a pagar honorários e custas