Da Redação
No cenário de reflexos da pandemia nos cofres públicos, o orçamento para execução no município de Cuiabá 2022 começa a passar por debates - sendo pauta de audiências públicas previstas entre os dias 11 e 13 deste mês - no auditório da prefeitura da Capital.
O atual exercício trabalha com R$ 3,9 bilhões - conforme a peça orçamentária original.
As audiências públicas irão debater a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias- LDO- exercício de 2022.
O Executivo municipal lembra que "em razão da pandemia do coronavírus, todas as medidas de biossegurança recomendadas pela Organização Mundial de Saúde- OMS e previstas por meio de decretos municipais, bem como distanciamento entre as pessoas, disponibilização de álcool gel na entrada de acesso e uso obrigatório de máscaras de proteção individual".
A LDO é a peça de planejamento que prioriza as ações que serão executadas no próximo exercício financeiro sendo elaborada de forma descentralizada, com a participação da equipe técnica de todos os órgãos municipais e principalmente com a participação dos munícipes que informam quais são as principais demandas de cada região.
“A participação da população é fundamental para que possamos elaborar uma peça orçamentária dentro da realidade, atendendo dessa maneira, uma das metas da gestão Emanuel Pinheiro, que é de oferecer cada vez mais, uma cidade melhor e com qualidade de vida”, disse o secretário municipal de Planejamento, Zito Adrien.
O secretário explica que, diferente da Lei Orçamentária Anual- LOA, os valores da LDO são apenas estimativas, não necessariamente o que será executado em cada secretaria, valores e ações definidas.
“Dependemos das demandas das audiências pra fechar os valores. Durante a audiência, é apresentada a primeira proposta e coleta das demandas. A partir disso é que se elabora o relatório final para aprovação da Câmara Municipal e posteriormente ser sancionada pelo Executivo Municipal”, reforçou Zito Adrien.
O objeto foi publicado no Gazeta Municipal do dia 04, por meio da Decreto Municipal nº 8.392 de 17 de abril de 2021. A Lei Orgânica do Município está prevista na Lei Complementar 101/00 e na Lei nº 10.257 de 10 de julho de 2001.
Com Secom/Cuiabá
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Rio Teles Pires: MP quer plano para desativar Usina Hidrelétrica
Futuro
Tortura e maus-tratos de crianças: MP pede prisão da esposa do avô
Desemprego recua para 5,6%, a menor taxa desde 2012, mostra IBGE
Sobre o voto de Fux para anular julgamento de Bolsonaro e outros réus no STF
CNI: Brasil cai duas posições e fica em 52º no ranking dos países mais inovadores
Viúva negra: Tribunal do Júri condena casal por crime torpe
Tráfico de drogas na mira: PC de MT integra operação nacional
Mercado financeiro projeta inflação de 4,83% em 2025
Fui professor em escola particular, esse tempo conta como magistério no Regime Próprio em que vou me aposentar?