Rafaela Maximiano
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, assinou nessa manhã (06), três contratos de concessão com empresas privadas que irão administrar 512,12 km de rodovias estaduais. Segunda maior concessão do país, segundo secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, totalizando R$ 6,7 bilhões em contratos.
Ainda em valores, Marcelo de Oliveira, afirma que estão previstos em investimentos para os próximos 30 anos pelas empresas concessionárias, R$ 1,45 bilhão além da previsão de R$ 300 milhões em tributos a serem arrecadados. As empresas concessionárias são os Consórcios Via Norte Sul, Via Brasil MT-246 e Primavera MT-130.
“Este governo também irá entregar até o final deste mandato, 1.492 km de rodovias pavimentadas e 108 pontes de concreto de pequeno e médio porte por todo o Estado”, se comprometeu Marcelo Oliveira.
“Acredito que essas concessões assinadas hoje, vão trazer melhorias para a qualidade de vida dos mato-grossenses. É um marco para infraestrutura de Mato Grosso”, afirmou Mauro Mendes antes da assinatura das concessões que foi transmitida pela internet.
Mauro Mendes também lembrou que seu governo do estado inovou adotando as concessões por meio de parcerias sociais com municípios e associações de agricultores locais. “Um modelo inovador e que igualmente garante a qualidade das estradas. Mato Grosso passa a contar com 1.394 km de rodovias sob regime de concessão, sendo 700,8 km somente na atual gestão. Outros 419 km foram concedidos nos últimos dois anos à essas parcerias sociais”.
Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o deputado estadual Max Russi, entende que Mato Grosso deve ser referência em desenvolvimento no país. “O senhor soluciona problemas no sistema prisional sem aumentar despesas, lança o maior programa social que o Estado já teve, com distribuição de cesta básica e transferência de recursos para compra de alimentos. Esses contratos assinados hoje foram o segundo maior leilão de concessões de estradas do país, a Assembleia fica feliz de participar desses investimentos e ações que beneficiam diversos setores do Estado”, declarou Max Russi.
Vários deputados estaduais também participaram do evento e fizeram declarações afirmando que as concessões geram menos despesas para manutenção e mais recursos para serem investidos em novas obras. Também citaram que Mato Grosso possui atualmente um dos maiores pacotes de investimentos em infraestrutura no país.
“Mato Grosso também tem que pensar em gerar empregos nos centros urbanos”, alertou o deputado federal Carlos Bezerra (MDB) em sua fala.
Ao final do evento de assinatura o governador Mauro Mendes e o secretário Marcelo Oliveira concedem entrevista coletiva virtual à imprensa de Mato Grosso.
Confira os principais pontos abordados na coletiva:
- “As concessões são o caminho para o desenvolvimento dos estados brasileiros. Possibilitamos que o poder público estadual estivesse à altura da iniciativa privada mato-grossense, o que possibilita e atrai investimentos”, governador Mauro Mendes;
- “O valor do pedágio é estabelecido por estudo e a partir de um valor máximo que é realizado o leilão público. São levados em consideração vários pontos para compor esse valor”; disse o governador. Porém valores oficiais dos valores que serão praticados no dia-a-dia não foram divulgados;
- "Crítica teremos sempre. Temos consciência de que estamos fazendo o melhor e o mais correto. Todos os países desenvolvidos fizeram cocessões em serviços públicos. Então quem me critica é o correto? Fica aí a reflexão. As concessões dessas rodovias são respostas não às críticas e sim respostas ao cidadão", respondeu Mauro Mendes que estaria sofrendo críticas do agronegócio - o setor reclama dos preços cobrados nas praças de pedágio;
- A Ager e órgãos de controle como o Ministério Público, fiscalizarão os contratos de concessão de rodovias, tanto nos investimentos privados que devem ser aplicados, manutenção dessas rodovias e pedagios cobrados.
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