• Cuiabá, 12 de Setembro - 2025 00:00:00

Empresas do Distrito Industrial têm gás natural até a próxima semana, alerta Margareth Buzetti


Da Redação

"Empresas do Distrito Industrial que utilizam o gás natural como fonte de energia têm estoque para até a próxima semana" - alertou a presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Cuiabá (Aedic), Margareth Buzetti.

A expectativa é que manutenção do trecho do gasoduto em Nossa Senhora do Livramento seja feita em até uma semana.

“De acordo com a informação dada pela MT Gás, até amanhã tem fornecimento normal e depois devem ficar com o estoque próprio das indústrias. A Âmbar Energia, empresa responsável pelo gasoduto, pediu 10 dias de prazo, talvez fique pronto até antes. Então muito provavelmente na próxima semana já volta a funcionar”, afirmou.

O acidente com a tubulação de gasoduto aconteceu no último sábado (30), nas margens da BR-070, no sentido de Cáceres. Vazamento no gasoduto mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e policiais na região. Houve um rompimento do duto, além de nuvens de fumaça em decorrência do vazamento.

O gasoduto é de propriedade da GasOcidente e é responsável por transportar gás da Bolívia para Mato Grosso. Ele se inicia na fronteira com o país vizinho, em Cáceres, e atravessa Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Várzea Grande e Cuiabá. O destino final é a Usina Termoelétrica Cuiabá.

No Distrito Industrial, algumas empresas utilizam o produto como fonte de energia para alimentar as caldeiras. Apesar do estoque, conforme explicou Buzetti, a parte comprometida foi a do gás utilizado nos veículos, que não tem condições de ser armazenado.

“Cada empresa tem seu potencial de armazenamento e estoque. A estimativa é que a partir de semana que vem tudo volte à normalidade. Existe a preocupação dos empresários porque tem um trauma da interrupção de fornecimento do passado, mas agora a situação é diferente”, disse.

AL

Em tempo, vale lembrar que durante reunião remota da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) - nesta semana, representantes da empresa Âmbar Energia, responsável pelo gasoduto Brasil/Bolívia, garantiram que "o laudo pericial do acidente que ocorreu no dia 30 de janeiro deste ano no município de Nossa Senhora de Livramento, ficará pronto no máximo em até 90 dias, e que o abastecimento de gás volte à normalidade na próxima segunda-feira".

 

Com Assessoria




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: