• Cuiabá, 17 de Setembro - 2025 00:00:00

Estou pronto para fazer o diálogo, diz presidente da AL sobre embate do VLT e BRT


Foto: JL Siqueira - ALMT  - Foto: Foto: JL Siqueira - ALMT Foto: JL Siqueira ALMT
Fátima Lessa - Especial para o FocoCidade

Os deputados estaduais iniciam os trabalhos de 2021 discutindo e votando temas polêmicos como os vetos do governador ao PL 36 que trata do desconto na aposentadoria e da RGA dos servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Isso será já na próxima semana.

Há um entendimento dos parlamentares pela derrubada. A votação será secreta. A informação foi dada, em entrevista coletiva, pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho (DEM) logo após a posse da Mesa para o biênio 21/22.

Defensor do diálogo, Botelho se dispôs de ser a “ponte” entre o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e o governador Mauro Mendes (DEM) para resolver a questão sobre o modal BRT ou VLT. Emanuel defende o VLT e o Mauro o BRT. Botelho também falou como a Assembleia Legislativa pode contribuir na compra de vacinas do Butantan.

Prioridades para 2021

A proposta é voltar com as sessões presenciais, com as comissões trabalhando mais presencial, volta das audiências públicas. Estas são nossas prioridades este ano.

Relação governo e Parlamento. Na mensagem do governador Mauro Mendes, por vídeo, após a conferência, ele fala que espera continuar a parceria com a AL.

"Esse parlamento sempre foi independente tanto que todas as mensagens do governo são sempre alteradas pela Casa. Então este parlamento não é dependente. Ele é parceiros nas decisões que são importantes como a questão da Covid. Temos que trabalhar juntos. Mas aqui sempre se fez as alterações nos projetos que vieram para cá".

Pontos da entrevista:

As parcerias vão continuar?

Se for com relação ao trabalho sério que fizemos e que deram resultados com certeza vai continuar.

Sobre os vetos da RGA dos servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e ao PL 36

No momento, estes são os assuntos mais polêmicos que vão ser discutidos aqui na Casa. E nós decidimos que na semana que vem nós vamos colocar em votação estes dois vetos. Tanto a questão do RGA quanto o PL 36 que trata dos descontos dos aposentados. Serão votados e discutidos na próxima semana.

VLT e BRT

Estou pronto para fazer o diálogo. Se for para concretizar o que for o melhor para nós eu estou junto e vou fazer o possível para fazer essa união Se trabalharmos juntos governo e município nós vamos fazer no menor tempo possível e com menor sofrimento para a população. Hoje o que é mais viável conforme o apresentado pelo governo é o BRT mais viabilidade de construção e execução.

Votação dos vetos do governador do PL 36 e da RGA e a visita do governador nesta terça-feira à AL

Amanhã ele vem para apresentar a mensagem do governo e com relação à questão do PL 36 e RGA não está mais com o governo está com a AL. O que ele pode fazer mais? Evidentemente convencer os deputados que são da base, mais ai é uma questão politica. Tecnicamente aqui dentro ele não tem mais o que fazer. O que pode acontecer é apresentar uma proposta. Mas o governador não me disse nada em reunião e nem o seu líder.

Possibilidade de votação aberta?

Não existe essa possibilidade de ser votação em aberto. É secreto. É a única forma do deputado votar mais a vontade. Pois às vezes até parlamentar da base do governo vota contra o governo quando é secreto. O governador não tem que negociar. Não tem mais.

Covid-19 e os municípios

É preciso ficarmos atentos. Nós estamos num momento de alerta porque essa variante que surgiu em Manaus é mais contagiosa. E tá chegando aqui. O governo já tomou decisões que vai amenizar a situação se ela chegar aqui. Já aumentou a quantidade de UTIs, na Santa Casa são mais 40, e no interior mais 50. Todos devem fazer sua parte, Esperamos que não chegue.

Assembleia Legislativa na compra de vacina

Já existe um entendimento entre os deputados que nós vamos continuar economizando para que quando houver a disponibilidade de vacinas nós tenhamos recursos disponíveis para contribuir na compra dessas vacinas e ofertar para a população.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: