Rafaela Maximiano - Da Redação
Em coletiva à imprensa, na manhã de hoje (26), o governador Mauro Mendes (DEM), acompanhado de secretários do primeiro escalão - leia-se o gestor da Pasta da Saúde, Gilberto Figueiredo, apresentaram o quadro que envolve a vacinação contra a convid-19 em Mato Grosso.
O governador e o secretário de Saúde anunciaram novas medidas no Estado - como o "teste de antígeno para covid" - além de decisões sobre ampliação do número de leitos de UTIs - devendo ser em parceria com municípios, e a decisão de abrir o sistema de Mato Grosso para receber pacientes de Rondônia.
Confira principais pontos da entrevista:
O secretário de saúde Gilberto Figueiredo considerou “medidas prudentes das prefeituras de Cuiabá e de Várzea Grande de adotar o sistema híbrido para o retorno das aulas”.
Objetivo da coletiva, segundo o Estado, foi o de informar que o Centro de Triagem passa a realizar teste de antígeno para covid - para diminuir o percentual de falsos negativos.
Conforme o Governo, "o tempo de espera pelo resultado é praticamente o mesmo, porém a intenção é diminuir o percentual de falsos negativos".
“Vamos continuar os atendimentos, mas o teste rápido que utilizamos será substituído pelo de antígeno, que é muito mais seguro, praticamente certeiro na avaliação. Este é aquele feito com cotonete (swab), uma melhoria de qualidade substancial, com maior assertividade”, acentuou o governador
Mauro Mendes disse que o Governo está implementando essa ação mas a atenção básica deveria ser dos municípios, nos PSFs e UBS.
Gilberto Figueiredo assinalou sobre o novo teste que “o que utilizaremos agora já detecta a partir do terceiro dia de sintomas. Melhor até que o PCR feito pelo Lacen. A expectativa é diminuir ainda mais os falsos negativos”.
O governador disse que Mato Grosso "vai receber 10 pacientes em estavo grave (em UTI) do estado de Rondônia".
Mendes disse que "está analisando a possibilidade de comprar a vacina, além das enviadas que serão enviadas pelo Governo Federal. Já assinou protocolo de intenção para aquisição, assim como outros municípios, mas é preciso aguardas a chegada de novos insumos da india e da china para a produção, somente o Butantan e a Fiocruz é que poderão dizer".
Carnaval
Sobre o Carnaval o governador disse o Governo já publicou o calendário de feriados e ponto facultativo do ano todo, porém "será analisada a possibilidade de mudar para dias úteis (o feriado de carnaval)".
Volta às aulas
Sobre a volta às aulas o governador não comentou a decisão dos municípios de adotar o sistema hibrido. Restringiu a falar que o Governo já adotou e publicou a volta às aulas no Estado e será somente on-line e vai disponibilizar material didádito impresso a quem não tem acesso à internet e mais opções de ensino para os que tem tecnologia.
Pandemia - ampliação dos leitos de UTIs
Sobre o numero de leitos governador disse que além dos leitos disponíveis, o Estado trabalha nas próximas semanas para abrir 50 UTIs diretas e pelo menos 25 em parceria com as prefeituras.
"Ontem nós tomamos a decisão, eu e o Gilberto, atendendo pedido feito pelo governador de Rondônia e nós disponibilizamos 10 leitos de UTI para recepcionar nossos irmãos de Rondônia já que o sistema lá entrou em colapso e nós temos mais de 100 leitos de UTI ainda disponíveis em MT. Faremos a exemplo que muitos Estados mais próximos de Manaus estão fazendo para atender as pessoas daquela cidade que entrou em colpaso”.


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Marcos Tavares propõe aulas na madrugada para trabalhadores
MP lembra comissão para acompanhar aplicação das emendas
Governo reduz para R$ 7,7 bi congelamento de despesas no Orçamento
Vocês estão preparados?
Tribunal de Justiça condena universidade por aumentar mensalidades
Os novos rumos sobre a autenticação e produção das provas digitais
Prisão de Bolsonaro: a decisão de Moraes e o ponto de inflexão do sistema penal
Operação da PM derruba mais um ponto de tráfico de drogas
Imprensa mundial noticia a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro
Prisão de Bolsonaro: governador de MT manifesta solidariedade