Fátima Lessa - especial para o FocoCidade
O prefeito eleito Emanuel Pinheiro (MDB) tomou posse, às 20 horas desta sexta-feira, 1º de janeiro de 2021, para o segundo mandato. Para evitar aglomeração e como medida preventiva contra a Covid-19, a cerimônia aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores.
A solenidade, transmitida pela internet foi presidida pelo vereador Juca do Guaraná (MDB), eleito presidente da Mesa Diretora, nesta sexta-feira, para o biênio 2021/2022, em votação ocorrida logo após a sessão de posse dos vereadores.
Após ter feito o juramento e assinado o livro de posse, assim como seu vice, José Roberto Stopa (PV), Pinheiro fez seu primeiro discurso, como prefeito, que durou 33 minutos. Ele disse que continuará dando prioridades para a educação, saúde e infraestrutura. Em dois momentos, Pinheiro chorou. A primeira durante a execução do hino de Cuiabá e durante seu discurso.
Foi no discurso que ele anunciou que seu primeiro ato como prefeito reeleito foi impetrar duas ações uma no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e no Supremo Tribunal de Justiça (STJ) com objetivo de impedir que o governador Mauro Mendes (DEM) prossiga com a intenção de mudar o modal de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) para o Bus Rapid Transit (BRT).
O prefeito impetrou mandado de segurança no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) pedindo a suspensão de qualquer ato do governo do estado sobre a mudança do modal.
No STJ ele pede que o Ministério do Desenvolvimento Regional, responsável pela liberação de recursos para a obra de mobilidade urbana, compartilhe com o município de Cuiabá todos os relatórios e laudos técnicos referentes a troca de modal de transporte intermunicipal.
O prefeito enfatizou que não aceita o encaminhamento dado pelo governador Mauro Mendes (DEM) sem que antes ouça a Prefeitura, a Câmara de Vereadores e o povo cuiabano. “Nós queremos que Cuiabá seja ouvida. Que seja suspenso qualquer ato do governo do estado sobre a mudança do modal”, disse ele.
Emanuel Pinheiro chegou à cerimônia acompanhado da mulher dele, Márcia Pinheiro. E o vice prefeito Roberto Stopa estava acompanhado também da sua mulher, esposa Maria Alice.
Prefeito anunciou quatro secretários municipais e o diretor presidente da Limpurb
O prefeito Emanuel Pinheiro anunciou que até dia 8, na próxima semana, deve completar a equipe de secretários da prefeitura em 2021. Ontem ele confirmou os nomes de alguns secretários municipais.
Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico: Francisco Vuolo
Secretaria de Educação: Edilene Machado.
Secretaria de Assistência Social e Direitos HUmanos: Ellen Janayna Ferreira de Jesus
Secretaria da Mulher: Luciana Zamproni
Secretaria de Obras: o vice-prefeito José Roberto Stopa (PV)
Diretor presidente da Empresa Cuiabana de Limpeza Pública (Limpurb):
Vanderlúcio Rodrigues.
Anexos:
Ainda não há comentários.
Veja mais:
AL aprova Orçamento 2026 do Estado de quase R$ 40 bilhões
Um dos melhores laboratórios públicos do Brasil, diz Mendes
Licenciamento de software: TJ nega recurso e mantém decisão
Operação no interior: PC derruba ponto de tráfico e prende suspeitos
PEC da blindagem é aprovada por deputados e vai ao Senado
Energisa na mira: Wellington e deputados debatem concessão
Setembro Amarelo Não Funciona
Cartão do SUS será unificado com dados do CPF do usuário
Medicamentos GLP-1 e Tirzepatida: mais do que remédio, uma nova forma de cuidar da saúde
TJ manda companhia aérea pagar indenização de R$ 10 mil a passageiro