Da Redação
No cenário de defesa do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), a direção do PT estadual divulgou hoje (23), nota considerando que "repudia" a decisão do Governo de encerrar plano de retomada do modal - e anunciando opção pelo BRT.
Em trecho da nota, o PT assinala que "o BRT, segundo o próprio governador disse na coletiva, custará mais R$ 430 milhões. E o que o Estado fará com os R$ 1 bilhão já aplicados no VLT? Os mato-grossenses terão de pagar a conta bilionária de uma obra que não terminará?"
O partido também defende debate sobre o tema.
Confira a nota na íntegra:
Governo de MT precisa explicar decisão de não concluir o VLT
O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso (PT-MT) vem a público repudiar a decisão unilateral do governador Mauro Mendes (DEM), que convocou a imprensa na segunda-feira (21), para anunciar que não concluirá a obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Cuiabá e Várzea Grande.
Na mesma coletiva, o governador disse que optou por substituir o VLT pelo Bus Rapid Transit (BRT), com corredores exclusivos para ônibus articulados (ônibus sanfonados).
Paralisada há seis anos, apenas 50% da obra do VLT foi concluída. Na campanha de 2014, o ex-governador Pedro Taques prometeu concluir a obra, mas passou quatro anos no Palácio Paiaguás e não avançou um centímetro no projeto.
Para construção do VLT, o Estado de Mato Grosso contraiu empréstimos de R$ 1,1 bilhão. A obra teve início em 2012, com previsão de término para março de 2014, antes da realização da Copa do Mundo de Futebol que ocorreu no mês de junho.
Em campanha ao governo do Estado em 2018, Mauro Mendes prometeu, caso fosse eleito, dar uma solução para o VLT em no máximo um ano. Após dois anos de mandato, o governador anuncia agora que a solução é a troca do VLT pelo BRT.
O BRT, segundo o próprio governador disse na coletiva, custará mais R$ 430 milhões. E o que o Estado fará com os R$ 1 bilhão já aplicados no VLT? Os mato-grossenses terão de pagar a conta bilionária de uma obra que não terminará?
O Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso não se calará diante dessa jogada estranha do governador Mauro Mendes. Quais são os argumentos técnicos que embasaram essa decisão de não conclusão da obra? Qual meio de transporte mais moderno, mais barato, menos poluente e mais acessível?
Mato Grosso e a população de Cuiabá e Várzea Grande estão há seis anos mirando os esqueletos do VLT. Os vagões importados da Espanha estão se deteriorando ao lado do aeroporto. O que o governo fará com esse patrimônio?
Ainda há muita pergunta sem explicação, que Mauro Mendes não esclareceu em sua coletiva.
Por isso, o Diretório do PT-MT orientará sua bancada parlamentar na Assembleia Legislativa (AL-MT), para que fiscalize de forma profunda e descubra os reais motivos que levaram Mauro Mendes, a desperdiçar R$ 1 bilhão aplicados no VLT, em prol do BRT.
O PT-MT cobra que o governo de Mato Grosso justifique essa mudança. Nossa bancada na AL-MT cobrará a realização de audiências públicas, para que o governo apresente os supostos dados que comprovam a suposta inviabilidade do VLT, utilizada pelo governador na coletiva, para anunciar o abandono da obra.
Os cuiabanos e várzea-grandenses precisam ser ouvidos, precisam opinar sobre essa mudança e o PT-MT cobrará em todas as instâncias à escuta de nossa população.
O povo de Mato Grosso não merece pagar mais essa conta pela irresponsabilidade dos ocupantes do Palácio Paiaguás.
Cuiabá 23 de dezembro de 2020
Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso (PT-MT)
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