• Cuiabá, 18 de Setembro - 2025 00:00:00

Cadeião: 4 presos em Cuiabá por indícios de crimes eleitorais


Rafaela Maximiano - Da Redação

Quatro pessoas se encontram presas até o início da tarde deste domingo (29), no cadeião do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) por indícios de crimes eleitorais. A informação é do juiz auxiliar da presidência do TRE-MT, Lídio Modesto da Silva Filho, durante pronunciamento à imprensa no segundo boletim virtual sobre eleições de 2020 em Cuiabá. 

Modesto também confirmou que pesa contra a pessoa do vereador reeleito por Cuiabá, Marcrean dos Santos, a denúncia de transporte irregular de eleitor e de boca de urna. “Foi registrado boletim de ocorrência do fato, com testemunhas. Infelizmente o vereador fugiu do local, ou seja, a pessoa que estava violando a norma se evadiu do local aproveitando do tumulto, como disseram as testemunhas arroladas para o caso e trazidas aqui para o TRE”, relatou. 

Lido Modesto foi indagado sobre a publicação que o vereador Marcrean dos Santos fez nas redes sociais dizendo que a informação divulgada pela imprensa local dos crimes de boca de urna e transporte irregular de eleitor, seriam notícias falsas. “Toda pessoa indiciada tem o direito de se defender. Neste caso específico o vereador já foi indiciado e os fatos já estão sendo apurados”, declarou. 

No total, foram registradas até as 13h deste domingo, 6 ocorrências policiais segundo o juiz Lidio Modesto. Além do registro ocorrido no bairro Pedregal envolvendo o vereador Marcrean, foi registrado na escola Joaquim Cerqueira a apreensão de 116 santinhos em um veículo e no bairro 8 de abril, uma senhora estaria em frente à sua residência abordando as pessoas na rua e pedindo voto. Também um caso de boca de urna, na escola Quirino de Freitas, uma pessoa causava tumulto ao abordar os eleitores na rua. E, na escola Maria Ribeiro da Silva, foi flagrado o transporte irregular de pessoas. 

“Em todas as situações infratores e testemunhas foram conduzidas ao cadeião”, disse o juiz destacando que funciona no cadeião do Tribunal, para atender as ocorrências de crime eleitoral, o plantão de um magistrado, um delegado da Polícia Federal, um membro do Ministério Público Eleitoral e também de um defensor público. 

Além das ocorrências policiais, foram registradas 11 situações relacionadas às urnas eleitorais, onde sete unidades precisaram ser substituídas no total. “Um número pequeno”, considerou o juiz eleitoral.  




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: