• Cuiabá, 18 de Setembro - 2025 00:00:00

Casos de compra de voto e boca de urna são registrados no início da apuração


Foto: Reprodução  - Foto: Foto: Reprodução Em Barra do Garças uma pessoa foi presa por tentar aliciar eleitores
Lidiane Barros - Especial para o FocoCidade

Três ocorrências criminais são registradas no início da votação em Mato Grosso. O primeiro boletim do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) aponta um caso de compra de voto em Confresa, com expedição de medida cautelar.   

Em Barra do Graças uma pessoa foi detida por boca de urna, prática de aliciamento de eleitores idealizada por cabos eleitorais que tentam captar votos para seu candidato ou partido.  

Já em Lucas do Rio Verde, uma pessoa teve caixas de cerveja apreendidas, por desobediência eleitoral que se enquadra no crime de venda de bebida alcoólica contra Lei Seca. As informações foram repassadas pelo juiz auxiliar da Corregedoria do TRE-MT, Jurandir Castilho.

No período que antecedeu a eleição, entre os dias 8 e 14 outras foram registradas ocorrências que vão de difamação e divulgação de propaganda inverídica à corrupção eleitoral. 

Urnas

Ao todo sete urnas tiveram que ser substituídas, mas segundo Jurandir, “o processo segue na normalidade”. Foram duas em Sinop, outra em Cuiabá, em Rondonópolis, Primavera do Leste, em Sorriso e Nova Mutum. 

Em outras duas situações serão utilizadas baterias para manter as urnas em funcionamento por conta de falta de energia. Caso de urna na Escola Estadual Dom João Sexto, no distrito de São José do Apuy, em Nova Monte Verde (50ª Zona Eleitoral) e da Escola Estadual Indígena de Marãiwatsédé, em Alto Boa Vista (15ª Zona Eleitoral). Equipes do TER seguem até estes locais para viabilizar o uso de baterias.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: