Da Assessoria
Única candidata mulher que concorre à Prefeitura da Capital mato-grossense, Gisela Simona, da coligação “Mãos limpas e unidas por Cuiabá” (PROS/PDT/REDE/AVANTE), propõe implantar plano de valorização e respeito às mulheres em Cuiabá, o que inclui manter a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, porém com orçamento próprio.
De acordo com Gisela, nenhum outro candidato possui um plano de governo com amplo programa de atenção com objetivo de apoiar, cuidar e escutar a mulher vítima de violência, além de promover políticas públicas voltadas ao empoderamento das mulheres.
“Ressalto que vamos primeiramente cumprir o Plano Estadual de Políticas Públicas para Mulheres de Mato Grosso, destacando o valor do papel da mulher na sociedade. Outro fator preponderante será implantar a rede de enfrentamento de violência contra a mulher, ampliando e estruturando a Casa de Amparo, com um espaço adequado, onde essas mulheres se sintam verdadeiramente acolhidas. Nenhum dos outros candidatos tem um programa de ações em prol dos direitos das mulheres como o nosso abrange, isso é lamentável”, frisa.
Outra ação importante, segundo Gisela será implantar um programa de microcrédito de até R$ 5.000,00 (cinco mil reais), com menor taxa de juros do mercado, para mulheres chefes de família, desempregadas e autônomas e que também será estendido ao público em geral interessado em ter seu próprio negócio.
“Com esse incentivo de crédito, as mulheres vão ter autonomia para gerenciar seus lares e principalmente abrir o seu primeiro negócio, ou até mesmo, auxiliar aquelas que já estão inseridas no mercado empreendedor. Além disso, pretendemos construir o maior programa de qualificação de mulheres para o mercado do trabalho, em parceria com o Sistema “S” e universidades”, acrescenta.
Gisela lembra ainda das ações sociais de apoio aos trabalhos desenvolvidos pelas entidades representativas dos direitos das mulheres, como o Conselho Municipal da Mulher, o Fórum de Mulheres Negras de Mato Grosso, o Instituto de Mulheres Negras, lideranças de bairros e os clubes de mães nas comunidades carentes.
“Dentro deste tema, pretendemos traçar programas de assistência social, vamos integrar ações da agricultura familiar e das feiras livres. Pretendemos tornar Cuiabá, um centro de excelência em prestação de serviços e que o ramo agro seja um cooperador em beneficiamento social em nossa cidade. Dentro destas vertentes, vamos promover cursos de qualificação e capacitação dessas mulheres, incentivando a produção e fabricação de produtos que serão fabricados e comercializados por elas”, concluiu Gisela.
Na avaliação do candidato a vice-prefeito, maestro Fabrício Carvalho, uma ação importante será a inserção da mulher vítima de violência em setores econômicos. Segundo ele, o trabalho será feito com a realização de cursos e a busca constante pela capacitação profissional.
“É preciso dar o suporte a partir da integração com as demais secretarias, com atendimento psicológico, assistencial e jurídico para as mulheres vítimas, que após a violência, tornam-se extremamente vulneráveis. Muitas vezes, precisam assumir responsabilidades familiares e financeiras, sem nenhuma perspectiva de atendimento”, acrescenta o candidato.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira
Excesso Digital: Como Evitar que isso Sabote Sua produtividade
AL aprova Orçamento 2026 do Estado de quase R$ 40 bilhões