Da Assessoria
O candidato a senador da República pela coligação "Mato Grosso por Inteiro", Nilson Leitão (PSDB) irá propor no Senado, caso seja eleito, um projeto de lei que isenta a cobrança de PIS/Confins sobre o óleo diesel para os caminhoneiros. Leitão acredita que o preço praticado hoje no mercado onera os trabalhadores do setor rodoviário. Além disso, ele defende a redução da taxa de ICMS cobrada sobre o diesel em Mato Grosso.
Para Leitão essa proposta de isenção de PIS/Cofins sobre o diesel para os caminhoneiros é uma resposta as demandas desse importante setor que transporta a produção do estado e do país.
"Vou propor no Senado essa isenção para os caminhoneiros. Com isso, não estaremos criando melhores condições de trabalho apenas para os trabalhadores do setor, mas também diminuindo os valores dos produtos que chegam ao consumidor final, ao cidadão", ressaltou.
Sobre o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) cobrado em Mato Grosso no diesel, Leitão acredita que é possível rever e diminuir a alíquota atual, que é superior à cobrada nos estados vizinhos.
"Embora seja uma questão estadual, a discussão sobre o ICMS é uma bandeira política que busca beneficiar todos os mato-grossenses. Acredito que seja possível baixar esses 17% cobrados hoje sobre o diesel. Goiás, por exemplo, cobra 14% e Mato Grosso do Sul 12%. Precisamos proporcionar aos cidadãos e aos caminhoneiros um combustível mais acessível. Como consequência, isso aumentaria o consumo e a arrecadação e diminuiria a evasão e a sonegação", defendeu.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira
Excesso Digital: Como Evitar que isso Sabote Sua produtividade
AL aprova Orçamento 2026 do Estado de quase R$ 40 bilhões