Da Assessoria
Transformar as escolas municipais de Cuiabá em unidades de ensino com estrutura física e tecnológica que garantam ambiente acolhedor e ensino de qualidade é um das principais metas do plano de governo de Gisela Simona, candidata a prefeita pela coligação “Mãos limpas e unidas por Cuiabá” (PROS/PDT/REDE/AVANTE). O plano de governo também estabelece a criação de quatro unidades da Escola Integral, sendo uma em cada polos da cidade.
“Atualmente a grande maioria não é dotada de biblioteca, sala de vídeo, refeitório adequado, quadras cobertas, salas climatizadas, e aparato de conectividade para atendimento em salas virtuais”, relata Gisela, cuja gestão vai garantir condições para que 100% das escolas realizem atendimento do ensino mediado por tecnologias (ensino remoto).
“Devido à covid-19, a rede de ensino teve que improvisar para atender os alunos por falta de tecnologias disponíveis. Vamos desenvolver tecnologias e metodologias de ensino a distância, de maneira remota, de acordo com a legislação”, acrescenta a candidata, que é servidora do Procon-MT.
Ainda neste sentido, a gestão de Gisela vai investir em tecnologias educacionais que privilegiem o processo de aprendizagem de alunos, como lousa digital, software e hardware/mesas educacionais, internet rápida e utilização pedagógica dos tablets e softwares livres de ensino-aprendizagem.
“Ao mesmo tempo nós vamos adequar a estrutura, como quadras cobertas, laboratórios e internet, para a prática de atividades complementares do currículo em pelo menos uma escola em cada região de Cuiabá para termos de fato uma Escola Integral de qualidade”, complementa Fabrício Carvalho, candidato a vice.
Além de investimentos em tecnologia, o plano de governo da coligação prevê avançar na humanização e melhorar os índices da educação da Educação básica.
A projeção é elevar o Índice da Educação Básica (IDEB) elevar de 5,8/ para 7,0 nos anos iniciais e de 5,0/2019 para 6,5 nos anos finais, até 2024, e também garantir elevação dos índices na Provar Brasil das séries iniciais e finais em matemática e português.
“Vamos aplicar integralmente os 25% da receita de impostos em educação, de fato e de direito, sem utilizar a contabilidade criativa. Orçamento de educação é prioridade e não será contingenciado, permitindo maior autonomia de planejamento e gestão da Secretaria Municipal de Educação e escolas”, garante Gisela.
O atendimento às crianças com deficiência também precisa de investimentos pontuais para que este público tenha acesso digno à educação. Segundo Gisela, não há atendimento pleno das necessidades das crianças com deficiência e o número de salas multifuncionais é reduzido (um pedagogo com Educação Especial) frente à demanda municipal.
Além disso, não há investimento em formação continuada para os profissionais atenderem a crianças com deficiência. “Vamos reverter esta realidade investindo na ampliação de profissionais e na oferta anual de curso de formação especializada”.
A gestão de Fabrício e Gisela irá manter o Programa Hora Estendida e realizar estudo de viabilidade de novo concurso público na rede pública de ensino municipal.
“Não podemos deixar de falar da valorização dos nossos professores, na manutenção da gestão democrática nas escolas, na qualificação dos demais servidores da educação, e é desta forma que nós construiremos juntos uma nova história para Cuiabá”, frisa Gisela.
Entre outros pontos do programa de governo da coligação estão investimentos nas condições de trabalho, por meio do programa EscutAÇÃO dos profissionais da educação e em formativos e de intercâmbios interestaduais para outros profissionais da área, como merendeiras, técnicos de desenvolvimento infantil, vigilantes, secretários, técnicos de manutenção infraestrutura escolar.
“Queremos uma escola bonita, alegre, de qualidade, escola com muito acesso à cultura, ao esporte, principalmente aberta aos finais de semana para que os pais possam permanecer com a gente, contribuindo com a educação formal dos seus filhos”, completa Fabrício Carvalho.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação: Polícia Militar reforça segurança nos municípios de MT
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira
Excesso Digital: Como Evitar que isso Sabote Sua produtividade