Da Assessoria
O candidato a prefeito Roberto França (Patriota) foi o mais propositivo durante o debate realizado hoje pela TV Vila Real, apresentando suas propostas para resgatar os programas sociais, investir na saúde e na educação, combater a corrução, valorizar os servidores, modernizar e desburocratizar a administração municipal.
Mesmo focado nas propostas, que é o que interessa ao cidadão, França lamentou a ausência do candidato Emanuel Pinheiro. “Não é a pandemia, ele está contaminado é por outro vírus, o da covardia. Amarelou”, disparou França.
Já no primeiro bloco do debate, Roberto apresentou suas propostas para combater o desemprego que afeta milhares de cuiabanos em função da pandemia. “Vamos adotar vários mecanismos para gerar novos empregos e reaquecer a economia, pois é obrigação do poder público zelar pelos menos favorecidos”, disse França.
Ele se comprometeu a implantar o programa Proger de geração de emprego e renda para jovens e adultos. Através de convênios com o sistema ‘S’ e outras organizações, serão oferecidos cursos de capacitação e de formação de jovens aprendizes, para que possam se preparar para trabalhar nos setores que apresentam as maiores demandas profissionais em Cuiabá.
Também vai estimular a geração de empregos, via atração e apoio às indústrias não poluentes que possam explorar as vocações naturais da capital mato-grossense. A realização de novos concursos públicos também contribuirá para gerar novos empregos.
AÇÕES SOCIAIS
“Nenhum prefeito investiu tanto na qualidade de vida da população, em saúde, educação e promoção social. Eu tenho experiência e conhecimento para continuar ampliando estas ações, que transformam vidas, geram oportunidades e inclusão social, como foi a concessão do Passe Livre que hoje beneficia mais de 60 mil estudantes, o Programa Siminina que protegeu mais de 1.500 meninas adolescentes e o Bom de Bola Bom de Escola, que forma atletas e cidadãos”, disse França.
Durante o debate, França apresentou as novas propostas para a saúde pública, a começar pela transformação do antigo PSM no Hospital da Mulher e da Criança, com atendimento especializado, ampliando o número de leitos para clínica médica e cirúrgica. Além disso, vai revitalizar as nove clínicas odontológicas que implantou e hoje funcionam precariamente.
Roberto vai reforçar a Atenção Básica, onde são feitos os atendimentos mais simples e que previnem o agravamento de doenças. Nos dois mandatos de França como prefeito, a estrutura da Atenção Básica dobrou, passando de 40 para 83 unidades, além de 30 novas equipes do Programa Saúde da Família e 30 novos leitos de UTI no antigo PSM.
“Vamos fazer funcionar a saúde, dando melhores condições de trabalho e remuneração aos profissionais e fazendo que o povo seja respeitado e tratado com dignidade. Hoje faltam até medicamentos básicos que são aqueles destinados à atenção primária à saúde. Vamos reforçar a rede de atenção básica, que hoje decididamente não funciona”.
Depois de cumprimentar os professores pela comemoração do seu dia, Roberto França elencou suas propostas para a Educação, que começam pela ampliação das vagas nas creches, com cobertura de 100% das crianças em estado de vulnerabilidade. França vai investir na inclusão digital das crianças cuiabanas, informatizando todas as unidades escolares e fornecendo tablets para todos os alunos.
A prefeitura também vai ampliar a climatização das escolas, além de investir na expansão da rede pública de Wi-fi, beneficiando os bairros da Capital. Além disso, vai criar o Programa Paz e Defesa da Vida nas escolas municipais, combatendo a violência contra professores e entre alunos através do diálogo envolvendo direitos e deveres.
Corrupção
França lamentou que o prefeito não tenha coragem de comparecer ao confronto de ideias. “O debate era a oportunidade do prefeito explicar para a população o escândalo do paletó, o dinheiro que ele embolsou. Ele alegou que era dinheiro para pagar uma pesquisa, mas isso seria feito por ordem de pagamento, não em dinheiro”.
Na sequência, Roberto disse que a atual administração é corrupta, tanto que já teve três secretários afastados e um preso. "No meu governo não houve e não haverá corrupção. E a transparência será total, o povo tem direito de saber para onde vai o seu imposto. O gestor deve ter respeito absoluto com o dinheiro publico”.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC mira grupo acusado de esquema para desviar cargas de soja
Operação: Polícia Militar reforça segurança nos municípios de MT
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira