Da Redação
O Conselho Federal de Medicina Veterinária e os conselhos estaduais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem contribuir com o Estatuto do Pantanal. A sugestão é do presidente da Comissão Externa do Senado Federal, senador Wellington Fagundes (PL-MT), considerando que "os veterinários poderão contribuir já que há dezenas deles atuando, neste momento, no resgate e tratamento de animais vítimas das queimadas no pantanal".
“Eles estão vivenciando o problema de perto e podem tirar várias sugestões para o Estatuto a partir da experiência que estão vivendo”, assinala o parlamentar, que também é médico veterinário.
“Há milhares de animais mortos e precisamos saber como ajudar para que as futuras gerações possam conhecer toda a riqueza da nossa fauna”, avalia.
Além da experiência atual no resgate dos animais, o senador cita "a importância da Medicina Veterinária para a pecuária – principal atividade econômica no pantanal". Entre as medidas, estão a da inseminação artificial e melhoramento genético do rebanho.
“Todas essas sugestões serão importantes. Vamos estar em contato com todos os segmentos possíveis para elaborar um Estatuto que garanta a conservação do pantanal mediante o uso racional e sustentável dos recursos naturais”, prevê.
A elaboração do Estatuto é o principal objetivo da Comissão Externa, que já visitou in loco o pantanal em 19 de setembro. A próxima visita à região será no sábado, em evento programado para Corumbá (MS).
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC mira grupo acusado de esquema para desviar cargas de soja
Operação: Polícia Militar reforça segurança nos municípios de MT
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira