• Cuiabá, 20 de Outubro - 00:00:00

Pesquisa CDL: empresários alinhados às novas condições do mercado


Da Redação

Pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), através do seu núcleo de inteligência de mercado, aponta que empresários estão se adaptando mais rapidamente ao mercado - no contexto dos reflexos da pandemia.

A entidade pontua que "apresenta novas pesquisas realizadas junto a empresários e população da capital. O objetivo é entender os impactos da pandemia no atual cenário de Cuiabá, após o retorno das atividades econômicas".

Confira mais dados acerca do estudo disponibilizado pela CDL Cuiabá:

No total, foram realizadas na segunda quinzena do mês de Agosto 140 entrevistas com empresários, sendo 56% do setor de comercio e 45% do setor de serviços.  Esses empresários tinham média de 43 anos , sendo 51% do sexo masculino. A média de faturamento anual dessas empresas era de R$4,4 milhões. Todavia, a maioria empregavam até 20 funcionários.  Importante destacar que 54% delas estavam localizadas na região de bairros (áreas de comercio e serviços) e 46% na região central da capital.

Conforme a pesquisa apresentou, 80,7% ainda sentem medo do impacto da quarentena em seus negócios, inclusive falência, sendo que o fluxo de caixa com 66,7% e retenção de funcionários com 16% são suas maiores preocupações.

Uma pequena maioria ainda aponta que não planejou realizar empréstimos em bancos, já 43% sim.  Isso ficou mais forte com empresários do setor de comércio, do que do setor de serviços. A preocupação foi liquidar dívidas com fornecedores, 35,1%, contas fixas, 33,7% e salários, 22,1%, principalmente. No setor de comércio a maior preocupação ficou com o pagamento de salários com 38,5%.

Em termos operacionais, o levantamento de dados mostrou que o nível médio atingiu 62% da capacidade de trabalho/operação neste período da Covid 19.

Além disso, 79% tiveram redução de faturamento mensal. Dos que tiveram essa diminuição, o principal motivo foi pela queda média de 45,5% nas vendas. Lembrando que em alguns segmentos, houve aumento de consumo.

Nesse contexto as maiores diminuições foram percebidas em empresas do Setor de Serviços (52,5%). Também os empresários com empresas no centro de Cuiabá, sofreram mais queda de vendas, 51%, do que os localizados em bairros e outras áreas comerciais.

Por outro lado, empresários do setor de comércio que reduziram custos/despesas, conseguiram diminuir em média 37% mensal.

Já 100% dos entrevistados adaptaram seu processo de atendimento ao cliente com medidas de biossegurança, todavia, essas medidas geraram em média um aumento de 10% no custo mensal.

“Importante destacar que quase 75% dos entrevistados declaram que estão diversificando seu portifólio de produtos e serviços, buscando adaptação ao mercado e melhoria nas vendas. Principalmente entrevistados do setor comercial”, comentou o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.

Esse movimento aparece também quando 87% deles buscaram estabelecer novos canais de relacionamento com seus clientes e consumidores, sobretudo pelas mídias sociais (Whatsapp, Facebook, Instagram, Youtube).

Isso aponta para o crescimento no interesse pelo Comercio Digital, onde 76% concordam que estão pensando em atuar nesse canal de vendas. Esse indicador alcançou 85% de interesse dos empresários do setor de comércio.

Para o superintendente ainda, esse levantamento de informações é extremamente importante para a entidade, pois auxilia na tomada de decisões em relação ao que se pode fazer de melhor para o empresário da capital. “Esses resultados nos revelam boas perspectivas e demonstram o quanto o nosso empresário é forte e otimista. Primeiro que estão adaptados e preparados para atender a população com a medidas de biossegurança e segundo por terem ampliado e muito a visão estratégica, por terem buscado novas ferramentas tecnológicas e ao mesmo tempo investido na preparação das equipes, além de terem se reinventado no quesito relacionamento com os clientes. Realmente são medidas necessárias e importantes para manter o negócio ativo para voltarem a crescer. Importante dizer que a CDL Cuiabá tem buscado gerar ações que possam ajudar nessa retomada da nossa economia”, finalizou.

 

Com informações CDL




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