Da Redação
O Estado informou que começa nesta quarta-feira (16) a pesquisa do Governo que tem o objetivo de monitorar a infecção pela Covid-19 em Mato Grosso. Conforme o Governo, "a pesquisa soro epidemiológica será realizada em dez municípios e deve testar 4.500 pessoas".
Destaca que "a coleta de dados está prevista para acontecer até o dia 23 deste mês – podendo ser prorrogada. De acordo com a área técnica da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), a redação final dos resultados deve ser divulgada em outubro, após alinhamento com os municípios".
Entre as cidades que integrarão os estudos estão: Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Sinop, Barra do Garças, Tangará da Serra, Rondonópolis, Água Boa, Juína e Alta Floresta
“Com essa pesquisa teremos condições de saber a porcentagem da população já teve Covid-19. Esses dados nos ajudarão na tomada de decisões. Então, peço a colaboração da sociedade para receber em suas residências os agentes de saúde uniformizados e cooperar para esta importante ação”, comenta o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
O Executivo estadual acentua que "o trabalho é coordenado pela equipe técnica da SES, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e conta com o apoio dos Escritórios Regionais e Secretarias Municipais de Saúde dos municípios envolvidos no estudo. A metodologia utilizada será a estratégia quantitativa e transversal e a realização se dará por meio de teste de sangue. As análises serão feitas exclusivamente pelo o Laboratório Central do Estado (Lacen); já as coletas serão feitas por agentes de saúde, por meio das Secretarias Municipais".
Pontua ainda que "como medida de biossegurança, a equipe será testada três dias antes do início das atividades de campo, utilizará Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e fará novo teste depois de 7 dias do término da coleta de dados e processamento das amostras".
Municípios envolvidos e metodologia
O Governo também ressalta que "os municípios selecionados terão amostras coletadas de 250 a 700 pessoas, de acordo com o número populacional. O setor censitário testado será sorteado, bem como a casa e o morador do domicílio. Para o início da aplicação da pesquisa, que testará cerca de 4.500 pessoas em Mato Grosso, foi realizada reunião de alinhamento com os técnicos dos Escritórios Regionais de Saúde. A ação foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e também ocorreu reunião do secretário de Estado de Saúde com os gestores municipais. A SES fornecerá aos municípios todo o insumo necessário, sendo a única contrapartida das gestões municipais a equipe para supervisionar e coletar os dados da pesquisa".
Com Assessoria

Ainda não há comentários.
Veja mais:
O Mapa da Vida Longa até os 90 anos com saúde
TJ manda plano custear acompanhamento terapêutico escolar
Pesquisa: cesta básica recua na terceira semana de janeiro
O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno
O despertar do Santo Graal: Por que buscamos fora o que só pode ser encontrado dentro!
Janeiro Branco: a solidão da mulher madura — invisibilidade ou oportunidade?
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025