
O Projeto de Lei do deputado Ulysses Moraes que institui o Código de Defesa do Consumidor segue em tramitação na Assembleia Legislativa (ALMT) - e poderá avançar nos próximos dias em relação às articulações que visam validar a matéria no Estado.
O projeto apresentado em setembro de 2019, estabelece normas de proteção à livre iniciativa e ao livre exercício da atividade econômica no Estado.
"Esse PL é importante para a economia de Mato Grosso, porque busca, por exemplo, facilitar a abertura de empresas e formalizar uma barreira de proteção legal em benefício do empreendedor", disse Moraes.
O parlamentar pontua que de acordo com a Heritage Foundation, o Brasil está na posição 150 entre 180 nações analisadas em relação ao grau de liberdade econômica. Na interpretação do parlamentar, o fato de estar distante das primeiras colocações, traz como consequência um país com pouca abertura econômica, o que prejudica o crescimento de novos empreendedores.
"É necessário termos um ambiente regulatório mais amigável para as atividades produtivas, quanto maior for a facilidade para abrir novos negócios, maior será a competição por preços mais justos e principalmente maior será o impacto positivo na geração de empregos, salários e rendas", destacou.
Nesse sentido, o projeto quer instituir justamente um Código de Defesa do Empreendedor, estabelecendo normas para expedição de atos públicos de liberação da atividade econômica. "Além disso, dispondo sobre a realização de análise de impacto regulatório e dando outras providências que geram mais segurança ao empreendedor, para que o Estado comece a mudar esse cenário de pouca abertura econômica presente em todo o país", acentuou.
"Por isso, a aprovação desse PL já seria um grande passo para aumentar a confiança dos possíveis empreendedores em Mato Grosso. As políticas liberais são necessárias para garantirmos aos micros e pequenos empreendedores, um cenário de crescimento", ressaltou.
O projeto de lei nº 904/2019 do deputado Ulysses Moraes foi apresentado no dia 3 de setembro de 2019 e conta com parecer favorável do Núcleo Econômico. Para aprovação, ainda precisa passar pela votação em plenário.
Com Assessoria AL
Ainda não há comentários.
Veja mais:
O futuro do agronegócio passa pela confiança e pela inovação
Comércio registra retração em Mato Grosso, aponta estudo
TJ manda seguradora indenizar produtor por perda de safra
Culinária asiática tem espaço para crescer nos shoppings centers do Brasil
O competidor mora ao lado: a evolução da manufatura e o papel da China versus Japão
PC mira grupo acusado de esquema para desviar cargas de soja
Operação: Polícia Militar reforça segurança nos municípios de MT
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção