Da Redação
Após questionamentos e apontamentos de irregularidades acerca do formato da prestação de contas referente aos recursos oriundos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou que a prefeitura de Serra Nova Dourada torne transparente os dados - conforme o linear da legislação.
Assim, o TCE informa que foi "Julgada procedente Representação de Natureza Externa proposta pela Controladoria Interna da Prefeitura de Serra Nova Dourada em desfavor do Executivo Municipal, referente a não prestação de contas dos recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), bem como a omissão na implantação das medidas preventivas e corretivas no abastecimento de veículos e manutenção da frota municipal".
Em sessão ordinária remota nesta semana, o conselheiro Moises Maciel apresentou entendimento semelhante ao Ministério Público de Contas (MPC) no sentido de que ficou comprovado pela unidade técnica que o município não possui um controle individualizado de abastecimento dos veículos de sua frota, o que demonstra a ineficiência na gestão dos recursos públicos.
“Além de ser uma exigência constitucional e legal, a implantação e manutenção de um sistema de controle interno adequado, contribui para o aprimoramento da gestão pública e previne a ocorrência de falhas que podem gerar desperdício de recursos públicos”, alertou.
Em relação a não prestação de contas sobre a aplicação dos recursos do Fethab, a prefeitura informou que no orçamento municipal já consta a unidade orçamentária com o Fethab, além de todos os beneficiários do programa. Em acordo com a unidade técnica e o MPC, por sua vez, o relator manteve a irregularidade, ressaltando que não basta divulgar os números da receita e da despesa com o Fethab ou mesmo inseri-los nos balancetes do município.
“É necessária a clareza na gestão do recurso e sua prestação de contas e especificar por fonte, para fins de controle, para efetiva disponibilização dos atos praticados pela Administração para a consulta de toda sociedade, a fim de garantir o pleno controle social”, concluiu.
Frente ao exposto, foi determinado à atual gestão que "cumpra as normas de transparência e de acesso do cidadão às informações corretas a respeito do Fethab e implemente as normas e recomendações emanadas na Unidade de Controle Interno atinente ao abastecimento e manutenção da frota municipal".
O órgão acentua que "por unanimidade, o Pleno do Tribunal de Contas julgou procedente a representação de natureza externa, com aplicação de multas ao atual gestor (30 UPFs/MT) e ao gestor da Secretaria Municipal de Obras e Transportes do Município de Serra Nova Dourada (20 UPFs/MT)".
Com Comunicação TCE
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC mira grupo acusado de esquema para desviar cargas de soja
Operação: Polícia Militar reforça segurança nos municípios de MT
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira