• Cuiabá, 19 de Setembro - 2025 00:00:00

Ato do projeto Leitão ao Senado expõe cisão no DEM de MT


Da Redação

O anúncio da chapa ao Senado, Nilson Leitão (PSDB), com Júlio Campos (DEM) e José Márcio Guedes (PL), na primeira e segunda suplência – respectivamente, expôs a cisão no Democratas de Mato Grosso.

Senador Jayme Campos mandou duro recado à ala do DEM – que caminha com outras candidaturas.

“Nós não somos macacos que pulam, estamos sempre ao lado dos companheiros. Não somos dessas pessoas que usam partido por interesses pessoais.”

Os líderes do DEM que acompanham o nome de Leitão se reúnem no Palácio Paiaguás, hoje no final da tarde, para informar a posição de líderes como Jayme Campos, Júlio Campos e Dilmar Dal’Bosco sobre a eleição ao Senado – respaldando Leitão.

No discurso, Jayme Campos mandou claro recado ao governador Mauro Mendes, asseverando que o chefe do Executivo estadual não validou – em outro momento – o nome de Júlio Campos para a corrida ao Senado.

O senador democrata foi mais além ao acentuar que “sempre foi leal ao partido” – e que se necessário, se não houver consenso – a questão será medida “voto a voto” no partido – em convenção.

Confira principais pontos da entrevista:

Senador Jayme Campos

“Hoje nada mais é do que um momento histórico, mas não é novidade porque no cenário nacional caminham juntos.”

“Aqui não tem nenhum aventureiro não. Apoiamos um senador que defende os fracos, e não banqueiros e aqueles que usaram dos cofres de Mato Grosso (agro).

“Quando da candidatura de Júlio Campos e Dilmar, o governador disse para nós que era impossível apoiar Júlio porque tinha Otaviano Pivetta e Fávaro. Nós respeitamos essa sua decisão, que o governador não deu apoio a Júlio. E não seria dessa feita, que não praticamos o seguimento ao partido.”

“Nós não somos macacos que pulam, estamos sempre ao lado dos companheiros. Não somos dessas pessoas que usam partido por interesses pessoais.”

“Nós temos aqui, ao lado Wellington Fagundes, tenho compromisso com Nilson Leitão – assim como ele tem com as eleições de 2022.”

“Vamos levar esse expediente para o partido – em convenção, seja de forma consensual ou disputada no voto soberano.”

“Respeitando (em relação a Leitão) que vossa senhoria sempre respeitou. Fui governador, 3 vezes prefeitos e duas vezes senador da República. Estou apoiando Nilson Leitão conscientemente.”

“Não sou Maria vai com as outras. Por isso, confio nessa coligação. E virá mais gente conosco. Nilson Leitão será um grande senador, lutando por causas como a Educação pública, o pequeno produtor rural.”

“Não defendemos segmentos exclusivos do agronegócio. Eu defendo o povo pobre, que sofre muitas vezes para colocar o filho na creche.”

“Encerro dizendo: esse time não vai perder. Se depender de Jayme E Júlio vamos ganhar. Vamos à luta. Não tenho medo de cara feia. Sempre fui leal no partido e sou leal ao meu amigo. Estarei lutando pela eleição de Leitão, Júlio e José Márcio.”

“No final da tarde teremos reunião no Palácio Paiaguás com Fábio Garcia – para comunicar a decisão. Respeitamos o governador, mas essa é a nossa posição”, cravou Jayme Campos.

O ato

Também participaram do anúncio – em ato presencial e também transmitido nas redes sociais, líderes do PSDB como Carlos Avalone e o deputado Wilson Santos além de outros membros.

Deputado Dilmar Dal’Bosco

“Não é divisão. No partido foi liberado para que membros pudessem apoiar outra candidatura” – disse ao lembrar planos do partido contando com 86 pré-candidatos a prefeito do DEM”.

Júlio Campos

“Como primeiro suplente – e considerando crise (pandemia) – abri mão de disputar a eleição pelo partido e me colocou à disposição para apoiar o projeto. Vamos levar a proposta de coligação entre DEM, PSDB e PL. Não há ninguém mais autêntico no DEM de Mato Grosso do que Júlio José de Campos”.

Lembrou que depende de apreciação da convenção do DEM.

Senador Wellington Fagundes

“Vamos mostrar o que estamos fazendo em Mato Grosso e o que poderemos fazer. A nossa dedicação será a mesma”, pontuou em relação aos trabalhos no Senado.

Considerou ainda que a chapa representa “uma força regional”, assinalando que Leitão também mantém atuação municipalista. Disse ainda que “Júlio Campos representa a Baixada Cuiabá e demais municípios. Todo Estado está contemplado nessa chapa”.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: