Da Assessoria
Catorze municípios de Mato Grosso começam a receber kits de equipamentos para reforço nos programas de enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade racial. Os kits incluem equipamentos de imagem e som, informática e, em alguns casos, até veículos. Os recursos são do Ministério da Mulher, da Família e Direitos Humanos e foram viabilizados pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT).
“Esses equipamentos podem ajudar muito nesse trabalho. Quando a ministra Damares esteve em visita a Rondonópolis, pedi prioridade na execução dessa emenda, que visa estruturar melhor os conselhos e órgãos da promoção da igualdade racial em vários municípios”.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostram que Mato Grosso está entre os estados com maior população de afrodescendentes. Com 60% da população negra, Mato Grosso supera a média nacional. Dados do Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que, dos 3.035.122 mato-grossenses, 1.820.597 se autodeclararam pretos e pardos. Em todo o país, o percentual de negros, somando pretos e pardos, é de 51%.
“É dever do Estado coibir o tratamento diferenciado e implementar medidas que atenuem ou eliminem as desigualdades”, disse ele.
Mato Grosso apresenta um aumento alarmante relacionado ao índice de crimes por intolerância - prática de preconceito ou injúria.
O prefeito de Juína, Altir Peruzzo, reforçou a importância dos equipamentos e a atuação do senador. “Além do trabalho que ele faz na área de infraestrutura, tem uma visão social muito importante”, disse.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC mira grupo acusado de esquema para desviar cargas de soja
Operação: Polícia Militar reforça segurança nos municípios de MT
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira