• Cuiabá, 19 de Setembro - 2025 00:00:00

Cuiabá autoriza abertura de feiras livres e comércio de rua


Da Redação

Novo Decreto da prefeitura de Cuiabá (8.033) autoriza, mediante medidas que devem ser adotadas em relação às normas de biossegurança, o funcionamento de 52 feiras gastronômicas e feiras livres na Capital. O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) assinou o decreto - com medidas emergenciais e temporárias de prevenção ao contágio pelo coronavírus, na segunda-feira (3). 

De acordo com o Executivo municipal, "essas modalidades de feiras poderão voltar a funcionar nos mesmos dias em que as atividades eram realizadas antes do decreto que declarou a situação de emergência em Cuiabá (Decreto nº 7.849 de 20 de março de 2020). Aquelas que ocorrem no período noturno, terão autorização para funcionar até às 22 horas".

“No decreto, já faço previsão de que feiras poderão funcionar em horário anterior à pandemia, com as feiras do CPA 1 e do Osmar Cabral”, disse Pinheiro, ressaltando que as feiras que funcionam durante o dia poderão trabalhar no antigo horário. "Aquelas que funcionam à noite, também podem funcionar no mesmo horário de antes, mas respeitando o toque de recolher, que se inicia às 22 horas".

A gestão considera que "as feiras que possuem mais de 50 barracas funcionarão com revezamento entre os feirantes, mediante listagem a ser elaborada pelos respectivos coordenadores de feira com anuência da Associação de Feirantes".

A prefeitura acentua que "o decreto recomenda aos feirantes e funcionários que se enquadrem no grupo de risco, em especial os portadores de doenças crônicas, imunodeficientes e os idosos (a partir de 60 anos da idade), que se abstenham de exercer as atividades, facultada a indicação de preposto para substituí-lo na função".

O prefeito determinou ainda que "competirá à Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, juntamente com a respectiva associação representativa da atividade, a supervisão e orientação quanto ao cumprimento das disposições estabelecidas no presente decreto".

 

Com Assessoria




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: