Celly Silva - Sicom
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia, nesta terça-feira (21), a entrega de kits Covid-19 para pacientes que apresentarem sintomas iniciais da doença, mediante prescrição médica e assinatura do termo de consentimento por parte do paciente, em 14 unidades básicas de saúde da capital. Cada kit é composto por 5 comprimidos de azitromicina 500mg, 4 comprimidos de Ivermectina 6mg e 20 comprimidos de dipirona 500mg.
O prefeito Emanuel Pinheiro, o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho, e o secretário-adjunto de Assistência em Saúde, Luiz Gustavo Raboni Palma estiveram no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos do Município nesta terça, 21, fazendo as últimas vistorias e acompanhando os últimos preparativos para o lançamento dos kits na rede básica de saúde.
“Esta é mais uma medida concreta da Prefeitura Municipal de Cuiabá no combate à Covid-19 com um único objetivo: a proteção à saúde e à vida das pessoas, especialmente a população SUS, os mais carentes, os menos favorecidos, aqueles que dependem da rede pública municipal de saúde. O Kit-Covid vem exatamente com esse objetivo: evitar a propagação e evolução da doença no paciente logo que ele tem os primeiros sintomas”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.
De acordo com Luiz Gustavo Raboni Palma, que é médico, a Ivermectina tem mostrado, em estudos in vitro, que diminui a replicação viral; a Azitromicina é um antibiótico que ajuda no combate das infecções oportunistas e das bactérias atípicas no paciente acometido por Covid-19 e a Dipirona é um analgésico e antitérmico que pode ser usado para amenizar os sintomas de dores e febre. Ele destaca que os medicamentos são utilizados como tratamento precoce e não como prevenção à Covid-19. “Só vai receber o kit quem passar por consulta médica. Ele vai ser avaliado e o médico vai ver se os sintomas são reais porque não adianta chegar lá e inventar um sintoma pra poder receber preventivamente um kit Covid, não tem efeito nenhum pra isso. Ele só tem efeito para sintomas iniciais da Covid-19. O tratamento é precoce e não preventivo, é importante ressaltar isso”, assevera.
O prefeito reforça essa recomendação médica e pede que a população tenha consciência ao procurar as unidades de saúde. “Se você não tem nenhum sintoma, não precisa. Porque se você conseguir o medicamento ele vai te dar algum efeito colateral, como diarreia, por exemplo, porque você não tem nenhum sintoma. E o que é pior: além de não ter nenhum sintoma, você vai estar levando pra sua casa um kit Covid que pode estar tirando de uma pessoa que precisa do kit Covid para o seu tratamento para salvar a sua vida”, frisa Pinheiro. O paciente precisa passar pela consulta em qualquer unidade de saúde para obter a receita e só então retitar o kit.
O gestor ainda complementa que “não adianta forçar o médico, não adianta tentar desesperadamente levar o kit Covid sem a prescrição médica que você não vai conseguir”. Para o prefeito, é preciso apoio da população para que o combate ao novo coronavírus seja eficaz. “Nos ajude a cuidar da sua vida, nos ajude a cuidar da sua saúde, da saúde da sua família, da saúde dos seus irmãos cuiabanos. Contamos com o apoio de vocês”.
Raboni Palma ainda elenca quais são os sintomas da Covid-19. “Os sintomas podem ser mais variados, mas, geralmente, são sintomas gripais, como também dor de cabeça, perda do olfato, perda do paladar, tosse seca ou tosse produtiva, febre, mialgia e artralgia, que são dores nos músculos e nas articulações”, explica. De acordo com o secretário-adjunto, a implantação do kit Covid-19 em Cuiabá segue um protocolo organizado pelo Ministério da Saúde, levando em conta apontamentos de grandes infectologistas e epidemiologistas do Brasil. “Eles dizem que esses medicamentos podem ser usados para tratamento precoce aos sintomas da Covid-19. São remédios também que, se não servirem pra Covid-19, vão servir para outros tipos gripais”.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco
Correção da diástase abdominal com cirurgia plástica
Quiet Beauty: a beleza que inspira sem gritar
Sinfra avisa: trânsito em alça de acesso a Miguel Sutil será interrompido
AL anuncia Comissão e Câmara para debater violência contra mulheres