• Cuiabá, 24 de Novembro - 2025 00:00:00

O Centro de Triagem não desobriga prefeituras de fazerem gestão, avisa governador


Da Redação

Governador Mauro Mendes (DEM) anunciou há pouco o planejamento do Estado para abertura do Centro de Triagem Covid-19 – na Arena Pantanal, nesta semana, assinalando o esforço do Executivo de Mato Grosso para respaldar as gestões nos municípios – leia-se Baixada Cuiabana, principalmente Cuiabá e Várzea Grande, municípios concentram números expressivos de casos confirmados de coronavírus.

A coletiva online sob comando de Mendes, e do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, foi acompanhada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho.

Mendes destacou o empenho do Governo diante de um cenário desolador não apenas em relação ao quadro de covid, mas também em relação às dificuldades para obtenção de equipamentos e medicamentos.

Acentuou que nesta semana o Governo fará abertura de mais UTIs exclusivas para tratamento de covid, contextualizando a problemática não apenas de Mato Grosso, mas do país, em relação à contratação de médicos e profissionais de saúde.

O campo de testagem em massa também foi posto pelo governador – ressaltando nesse aspecto a meta de reduzir o número de mortes por coronavírus.

Confira principais trechos pontuados pelo governador e secretário de Saúde do Estado:

O médico receita, e o Governo deverá ter junto com as prefeituras o tratamento adequado (sobre uso de cloroquina)

Aqui nós teremos os medicamentos que nacionalmente está sendo adotado no protocolo.

Provavelmente a cloroquina – mas o kit Covid somente com prescrição médica.

Governo conseguiu comprar nas últimas semanas – e com esses medicamentos teremos planejamento para 60 dias – e para municípios que fizeram requisição ao Estado.

Tem município que já conseguiu comprar (medicamentos) e já estão adotando na sua atenção básica.

Porque no início a orientação do Ministério da Saúde era: se tiverem sintomas mais leves, fiquem em casa. Se não fizemos antes, estamos agora, que é para auxiliar – e é obrigação de todas as prefeituras (em resposta à instalação do Centro de Triagem agora).

O Governo está fazendo para auxiliar os municípios da Baixada Cuiabana.

O Centro de Triagem está sob comando do Estado – que não exclui a atenção básica que os municípios devem fazer.

Se o médico entender que é necessário fazer distribuição do Kit Covid – é de responsabilidade da gestão municipal.

Esse centro não desobriga as prefeituras a fazerem a gestão nos municípios.

O centro de triagem pode ser feito nos municípios – O Estado não tem condições de atender todo o Estado.

Esse centro de triagem é para evitar o agravamento – para que possamos de forma precoce identificar casos

Temos 500 mil testes rápidos – e provavelmente o maior volume proporcional – cerca de 20% da população poderá ser testada. Somada ao PCR – cerca de mil testes por dia. E com rede privada – chegar objetivo da maioria população.

Adquirir esses testes não é fácil, o preço no Brasil é exorbitante. É fácil imaginar soluções, mas não colocá-las em prática. Talvez seja um dos menores preços pagos – e são testes homologados pela Anvisa. É uma estratégia que conseguimos implementar – para colaborar com o tratamento da covid-19.

Esse centro não desobriga as prefeituras a fazerem a gestão nos municípios.

Esperamos que as medidas consigam queda no número de óbitos – mais uma vez o Estado passa a fazer um trabalho de atenção primária. Ao Governo ficou a responsabilidade de tratamento nos hospitais de referência.

Cuiabá

Olha eu já vi tanta previsão saindo por aí. Nós temos que trabalhar, comprar medicamento, fazer atenção básica funcionar, no campo real, ficar fazendo previsão de quando vai sair da pandemia, tomara que Cuiabá seja (um dos primeiros municípios a sair da pandemia), que Mato Grosso seja, mas qual a base científica disso. Nenhum. É trabalhar para superar.

Centro de Triagem

Quinta-feira – as 6h – distribuídas as senhas para atendimento. Somente serão atendidos os que retirarem as senhas.

Mais uma vez deixando claro que essa iniciativa é colaborar na atenção básica dos municípios e atenuar a rede de UTIs.

Vamos continuar abrindo UTIs nessa semana – de acordo com superação de dificuldades – como médicos e profissionais para as UTIs. Dificuldades aqui e no Brasil de encontrar os medicamentos utilizados nas UTIs.

A medida que estamos superando dificuldades, estamos abrindo UTIs. E tudo isso passa pelo isolamento social.

Temos que ter atenção total, criar novas medidas para conter o avanço da covid-19.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: