Da Redação
Governador Mauro Mendes (DEM) reforçou o pedido para que "a Assembleia Legislativa aprove o projeto de lei, de autoria do Executivo, que propõe um adicional aos servidores da Saúde que atuam na linha de frente das unidades hospitalares que atendem casos de covid-19".
A proposta, que deve ser votada nesta quinta-feira (16), visa segundo o Estado, "evitar a perda destes profissionais para as clínicas e hospitais privados. A compensação, assim que aprovada, só terá validade enquanto durar o estado de calamidade pública decorrente da pandemia".
O projeto do Governo de Mato Grosso também prevê que os profissionais contratados da Saúde que contraírem a covid-19 possam receber do Estado os valores dos plantões durante o período de recuperação. Ou seja, se nos últimos 14 dias antes de contrair a covid, o profissional fez 6 plantões, o Estado paga outros 6 plantões nos 14 dias em que ele estiver afastado.
"Esse projeto é uma questão de Saúde Pública. Queremos garantir que tenhamos médicos nas unidades hospitalares para atender aos mato-grossenses com coronavírus, que venham a precisar desse serviço", afirmou o governador.
Mendes ressaltou que o Estado tem tido grande dificuldade para contratar novos profissionais e também sofre com o afastamento dos existentes. Além disso, há uma falta de profissionais de saúde no mercado, em especial aqueles habilitados para lidar com a pandemia.
O Executivo ressalta que "para citar um exemplo, hoje a remuneração de um Superintendente de Enfermagem -que coordena toda a equipe de enfermeiros que atendem casos de covid-19 em um hospital estadual - é de R$ 5 mil. O valor é inferior ao salário dos próprios enfermeiros que são coordenados por ele. Com a proposta, esse profissional receberia R$ 6.700".
"Precisamos oferecer salários que sejam compensadores, não só para manter os que já temos e contratar novos, mas como uma forma de valorizar e reconhecer esses profissionais que enfrentam a covid-19 e salvam muitas vidas diariamente", explicou.
Conforme o governador, "a Assembleia Legislativa tem sido uma grande parceira em todas as ações de enfrentamento à pandemia". "Tenho certeza que os nossos deputados estão atentos à situação delicada de Mato Grosso. Conto com a ajuda da Assembleia para que, juntos, possamos preservar a vida dos mato-grossenses e a valorizar os nossos profissionais da linha de frente contra a covid-19", completou.
Com Assessoria
Atualizado às 16h07
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC mira grupo acusado de esquema para desviar cargas de soja
Operação: Polícia Militar reforça segurança nos municípios de MT
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira