• Cuiabá, 12 de Setembro - 2025 00:00:00

Tecnicamente não há leitos de UTI, assevera secretário de Saúde de MT

  • Em Geral
  • 15/07/2020 10:07:15

Da Redação

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, foi categórico hoje (15) ao considerar o atual cenário no sistema de saúde pública de Mato Grosso no quadro de combate à pandemia e tratamento de pacientes de covid-19: "tecnicamente não há leitos de UTI".

Isso porque, segundo o secretário, em coletiva nas redes sociais, a demanda é maior do que o número de leitos de UTI. Assim, ele foi taxativo ao assinalar que mesmo com os novos leitos disponibilizados no sistema, continua o colapso - já que o número de pacientes na fila de espera por leitos de UTI é superior à quantidade de vagas abertas.

O secretário destacou outro agravante: esse cenário é piorado porque estudos comprovam que cerca de 25% dos pacientes internados em UTI ocupam a vaga em média 15 dias - assim, no atual formato - é preciso aguardar a liberação de leitos ou por alta, ou por mortes - "infelizmente", frisou.

Gilberto Figueiredo reiterou apelo para conscientização da sociedade acerca dos cuidados necessários e obrigatórios nesse período - destacando o empenho dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia. 

Também ressaltou a aquisição pelo Estado do Kit Covid, que será distribuído, dependendo de finalização de processo - aos municípios conforme pedido de gestores. 




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: