Da Assessoria
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) foi reconduzida à vice-presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, na chapa União e Trabalho, por 22 votos. Além de ter sido a parlamentar mais votada desta legislatura, Janaina é a primeira mulher da história do parlamento a ser eleita e reeleita vice-presidente do Poder Legislativo Estadual.
“Fico muito feliz pela confiança dos colegas no meu trabalho e agradeço ao presidente Eduardo Botelho (DEM) pelo apoio e parceria comigo, sempre. Tenho certeza que a exemplo deste biênio, o próximo será de muito trabalho em prol do estado de Mato Grosso”, disse.
Janaina foi a primeira à depositar o voto na urna para poder se retirar do plenário e continuar acompanhando a sessão remotamente e evitar qualquer tipo de aglomeração. A parlamentar que está grávida de pouco mais de seis meses, pôde participar desta eleição depois da aprovação do Projeto de Emenda Constitucional 01/2020, de autoria das lideranças partidárias, que mudou a data de eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o próximo biênio. Originalmente a eleição seria realizada em setembro, provável mês do parto da parlamentar.
“É histórico isso que estou vivendo. O parlamento sempre foi um lugar masculino e historicamente tivemos poucas mulheres por aqui. Ver agora o regimento interno se adequando para permitir e garantir que as mulheres, mães, tenham seus direitos resguardados para participar em pé de igualdade com os homens das decisões, é uma vitória. Meu desejo é que para o futuro mais mulheres ocupem essas cadeiras e, quem sabe, tenhamos uma presidência feminina”, comemorou Janaina que no início de 2019, logo após a eleição da mesa, assumiu por quase 60 dias a presidência da Assembleia, se tornando também a primeira mulher a assumir a presidência.
A mesa diretora eleita para o próximo biênio é composta pelo presidente da Casa de Leis, Eduardo Botelho (DEM) – que continua presidente, com a primeira vice-presidente Janaina Riva (MDB) e Max Russi (PSB) como primeiro-secretário. Além deles, também compõe a chapa o segundo vice-presidente Wilson Santos (PSDB), Valdir Barranco (PT) como segundo-secretário, Delegado Claudinei (PSL) terceiro-secretário, Paulo Araújo (Progressistas) como quarto-secretário.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC mira grupo acusado de esquema para desviar cargas de soja
Operação: Polícia Militar reforça segurança nos municípios de MT
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira