Da Redação
Após reunião com empresários da Capital, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) acentuou a necessidade de análise sobre resultados no município acerca das medidas de combate ao coronavírus - para decidir sobre reabertura de estabelecimentos ainda não contemplados em Decreto municipal.
O gestor integrou hoje (21) uma nova reunião com representantes de categorias econômicas. Por meio de videoconferência, o chefe do Executivo debateu com os setores de restaurantes, bares e similares soluções para uma futura abertura segura dos estabelecimentos instalados na Capital.
A administração assinala que "a suspensão do funcionamento desse segmento comercial foi uma das medidas adotadas pela prefeitura de Cuiabá como medida de combate a proliferação do contágio do novo coronavírus (Covid-19)".
Na reunião, o prefeito destacou que o município está fazendo um rigoroso monitoramento da evolução da pandemia e trabalha para garantir que a reabertura aconteça com a maior segurança possível, assim como feito com outros segmentos.
"Estamos dependendo de um confronto de informações, da garantia de que os indicadores irão se manter positivos. Não somos insensíveis à causa e não temos interesse algum em manter esses estabelecimentos fechados. Até porque, isso resulta em um prejuízo enorme na arrecadação do município. Cuiabá é uma cidade pujante, viva, com bares e restaurantes que ajudam a construir essa característica", sustentou o gestor.
O Executivo lembra que "desde o dia 27 de abril, as atividades econômicas vêm retomando o funcionamento, com datas e horários alternativos. O retorno gradual é feito com base em um plano estratégico montado em parceria com o setor produtivo. O plano foi concebido visando tonar o desenvolvimento dos trabalhos, durante a pandemia, compatível com as medidas de prevenção ao contágio".
Considera ainda que "a volta aos trabalho é regulamentada pelo decreto nº 7.886. Seguindo as determinações do documento, o segmento atacadista foi o primeiro a abrir as portas, no dia 27 de abril. Na sequência, no dia 04 de maio, foi a vez dos estabelecimento do grupo de prestadores de serviço. Além desses, no dia 11 de maio, o setor industrial também retomou o funcionamento".
"Entendemos que o prefeito está conduzindo muito bem essa situação. Cuiabá hoje é referência no Brasil e o Município está de parabéns pela atitudes, principalmente por manter esse ambiente democrático. Nosso desejo é que os bares e restaurantes sejam abertos com todos os cuidados necessários e que cada um dos comerciantes assine um termo de responsabilidade", relatou o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecormercio-MT), José Wenceslau de Souza Júnior.
A reunião contou com a participação da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Câmara de Dirigentes Logistas de Cuiabá (CDL), Sindicato dos Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares de Mato Grosso, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecormercio-MT). Representando a Câmara Municipal participaram o presidente da Casa, vereador Misael Galvão, e o vereador Renivaldo Nascimento.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação: Polícia Militar reforça segurança nos municípios de MT
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira
Excesso Digital: Como Evitar que isso Sabote Sua produtividade