Da Redação
“Essa abertura tem que ser feita com base em dados. Não pode simplesmente partir do achismo. Precisamos ter uma segurança com base em boletins, estudos e indicadores. É seguindo esse processo que estamos colocando Cuiabá em uma situação um pouco mais controlada em relação ao restante do país”, explicou o prefeito Emanuel Pinheiro após reunião, nesta quarta-feira (13) - com representantes de shopping centers da Capital.
O prefeito disse que irá se reunir nesta semana com o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus do município para debater esse cenário. As pontuações ocorreram por meio de videoconferência.
Segundo o chefe do Executivo, no encontro serão analisadas quais medidas compensatórias podem ser adotadas em caso de retorno do funcionamento do segmento. O prefeito destacou ainda que o Município tem tomado todos os cuidados necessários para que, assim como feito com os outros setores, a retomada aconteça de forma totalmente segura.
Conforme relatado pelo gestor, no Brasil existem mais de 500 shopping centers, sendo que, desse total, apenas 10% se encontram em funcionamento. Com base nisso, ele destacou que a Prefeitura de Cuiabá tem tratado a pauta de maneira extremamente zelosa e sensível, porém sempre levando em consideração o momento delicado ocasionado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
“Como gestor de uma cidade pujante, é duro ver quatro grandes shoppings, além do Shopping Popular, de portas fechadas. É deprimente, mas é uma necessidade. Entretanto, o que me preocupa é a sequência dos atos. Primeiro a cobrança era para a abertura do comércio, agora os shoppings, depois serão os bares e restaurante e, quando formos acordar, estaremos com tudo aberto em um período anormal”, avaliou.
A gestão destaca que "desde o dia 27 de abril, as atividades econômicas vêm retomando o funcionamento, com datas e horários alternativos. O retorno gradual é feito com base em um plano estratégico e regulamentado pelo decreto nº 7.886. O plano foi concebido visando tonar o desenvolvimento dos trabalhos, durante a pandemia, compatível com as medidas de prevenção ao contágio".
“Durante todo esse período de pandemia, o prefeito Emanuel Pinheiro está sempre aberto ao diálogo. Temos que reconhecer que, aos poucos, temos avançado. Vivo muito próximo dos lojista e tenho ouvido o clamor dessa categoria e participamos dessa reunião para cumprir o papel do Legislativo, que é lutar em prol da população”, pontuou o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão.
Participaram da reunião a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomercio-MT),a Associação Comercial de Cuiabá, a Associação de Lojistas do Brasil, representante do Shopping Popular de Cuiabá e ainda o vereador Chico 2000.
Com Assessoria


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Marcos Tavares propõe aulas na madrugada para trabalhadores
MP lembra comissão para acompanhar aplicação das emendas
Governo reduz para R$ 7,7 bi congelamento de despesas no Orçamento
Vocês estão preparados?
Tribunal de Justiça condena universidade por aumentar mensalidades
Os novos rumos sobre a autenticação e produção das provas digitais
Prisão de Bolsonaro: a decisão de Moraes e o ponto de inflexão do sistema penal
Operação da PM derruba mais um ponto de tráfico de drogas
Imprensa mundial noticia a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro
Prisão de Bolsonaro: governador de MT manifesta solidariedade