Da Redação
Em transmissão nas redes sociais, neste sábado (9), o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) considerou novo alerta sobre as ações de combate ao Covid-19. O prefeito disse que “fica desolado só de imaginar a Capital vivendo o cenário de outras Capitais. Graças a Deus estamos conseguindo achatar a curva de crescimento do coronavírus”.
O gestor anunciou medidas austeras no combate ao Covid-19 - passando por uma das áreas mais emblemáticas no período, a da economia. Em que pese o cenário de "bons resultados" em termos de contenção do vírus e dados comparados aos demais estados e capitais, o prefeito acentuou ser necessária a continuidade e prorrogação de suspensões - além de novas ações - e nesse sentido - acentuou que mantém diálogo com segmentos ainda não listados na reabertura gradual.
Confira principais pontos do anúncio:
Considerou que esse quadro é reflexo das medidas. “Não podemos relaxar. Temos longo caminho pela frente”, disse lembrando as pontuações do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
O gestor disse que é aguardado pico da doença na segunda quinzena de maio e início de junho. “Se brincar, Cuiabá também descontrola porque estamos vivendo uma pandemia”, voltando a frisar: “se puder, fique em casa, evite filas, proteja quem você ama e sua família”.
Pinheiro assinalou que desde o início da plataforma de ações implementadas no município, “não mudou nada”, em relação à necessidade de tomar os devidos cuidados preventivos e de combate ao coronavírus.
“Cuiabá tem sido referência nacional, e isso compensa. Esses números mostram que a população vem sendo protegida, estamos conseguindo conter uma pandemia”.
Disse que “Cuiabá tem a segunda média diária de menor incidência da doença, colando com Porto Alegre”.
Disse que aparentemente o vírus está se interiorizando. “Temos inúmeros casos em todas as regiões do Estado”, avaliou.
“No dia 5 de abril Cuiabá representada 63% dos casos. Hoje é 37% dos casos confirmados – e devemos continuar nessa linha.”
“Se o interior descontrolar, virá tudo para cá”, alertou pontuando sua preocupação e reunião com a equipe da Saúde, para provocar reunião com a AMM, Estado e secretários de municípios da Baixada Cuiabana para discutir o assunto.
“Cuiabá tem o segundo menor índice de Covid do Brasil.”
Mensagem
Sei de todos os desabafos, aflições, nada passa despercebido. Nossas equipes se reúnem com os setores, como bares, restaurantes, academias e outros como distribuidoras de bebidas, tem procurado a gestão desesperados, assim como a situação dos shoppings, mas o que está em jogo é a saúde e a vida da população cuiabana”, disse lembrando que o deputado Emanuelzinho tem sido procurado para ajudar nas discussões.
Mas avisou: “não vou ser irresponsável. Não vou conceder nada sem as devidas medidas preventivas. ‘Vocês têm que me mostrar’, citando que um dos setores projetou R$ 1,5 milhão a menos na arrecadação do município.
“Administro com o coração na ponta da caneta, pensando na vida da população”, disse ao destacar que nesse mês, considerando dados do dia 10 de maio – sendo um momento que dá para avaliar com base nas orientações da OMS – irá conversar com os setores ainda não inseridos nos parâmetros de reabertura.
“Não havendo aumento da Covid vamos dar sequência à retomada das atividades” – disse sobre as áreas que reivindicam reabertura de funcionamento.
Em maio – se não houver mudança sobre a Covid-19 poderemos retomar as ações de reabertura de setores.
Decreto
7898 – de 9 maio – Determina que estende até 28 de junho o programa Bom de Bola, Bom de Escola e demais programas relacionados à criança e adolescente.
- Aulas – avalia na rede pública – devendo prorrogar e não retomar 18 de maio. Também avaliará rede privada.
- CREAS, CRAS, restaurante popular, albergues – de 11 de maio até 28 de junho
- No mesmo período 11 de maio a 11 de junho – Siminina, centro de idoso, centro de crianças e adultos
- Continua suspenso passe estudantil – e demais benefícios – dependendo do período a ser anunciado de retorno {às aulas
- Estações de ônibus climatizadas – continuam funcionando – devendo ser higienizadas
- Fica 70% de funcionamento da frota – até 17 de maio
- Antigo PS de Cuiabá – mantido como centro de atendimento
- UPA do bairro Verdão – já entregue mas não está funcionando – porque está no plano de contingência de Covid-19 (podendo ser unidade de Pronto Atendimento)
- Atendimentos médicos eletivos e laboratoriais – continuam suspensos – sendo mantidos emergência
- Campanhas publicitárias – institucionais – exclusivamente para prevenção ao enfrentamento ao coronavírus
- Até 28 de junho prorrogado serviço home office – de servidores da prefeitura
- Grupo de risco estão no home office até 28 de junho
- Portarias definirão outros grupos de atendimento da prefeitura – dependendo de análise dos gestores e com horários diferenciados – turnos reduzidos.
- Suspensas atividades em parques – miniestádios e outros.
- Estamos recomendando suspensão das quadras poliesportivas – que funcionam dentro de condomínios (alertando que poderá ingressa com medida judicial)


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Marcos Tavares propõe aulas na madrugada para trabalhadores
MP lembra comissão para acompanhar aplicação das emendas
Governo reduz para R$ 7,7 bi congelamento de despesas no Orçamento
Vocês estão preparados?
Tribunal de Justiça condena universidade por aumentar mensalidades
Os novos rumos sobre a autenticação e produção das provas digitais
Prisão de Bolsonaro: a decisão de Moraes e o ponto de inflexão do sistema penal
Operação da PM derruba mais um ponto de tráfico de drogas
Imprensa mundial noticia a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro
Prisão de Bolsonaro: governador de MT manifesta solidariedade