Da Redação
Em transmissão nas redes sociais, neste sábado (9), o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) considerou novo alerta sobre as ações de combate ao Covid-19. O prefeito disse que “fica desolado só de imaginar a Capital vivendo o cenário de outras Capitais. Graças a Deus estamos conseguindo achatar a curva de crescimento do coronavírus”.
O gestor anunciou medidas austeras no combate ao Covid-19 - passando por uma das áreas mais emblemáticas no período, a da economia. Em que pese o cenário de "bons resultados" em termos de contenção do vírus e dados comparados aos demais estados e capitais, o prefeito acentuou ser necessária a continuidade e prorrogação de suspensões - além de novas ações - e nesse sentido - acentuou que mantém diálogo com segmentos ainda não listados na reabertura gradual.
Confira principais pontos do anúncio:
Considerou que esse quadro é reflexo das medidas. “Não podemos relaxar. Temos longo caminho pela frente”, disse lembrando as pontuações do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
O gestor disse que é aguardado pico da doença na segunda quinzena de maio e início de junho. “Se brincar, Cuiabá também descontrola porque estamos vivendo uma pandemia”, voltando a frisar: “se puder, fique em casa, evite filas, proteja quem você ama e sua família”.
Pinheiro assinalou que desde o início da plataforma de ações implementadas no município, “não mudou nada”, em relação à necessidade de tomar os devidos cuidados preventivos e de combate ao coronavírus.
“Cuiabá tem sido referência nacional, e isso compensa. Esses números mostram que a população vem sendo protegida, estamos conseguindo conter uma pandemia”.
Disse que “Cuiabá tem a segunda média diária de menor incidência da doença, colando com Porto Alegre”.
Disse que aparentemente o vírus está se interiorizando. “Temos inúmeros casos em todas as regiões do Estado”, avaliou.
“No dia 5 de abril Cuiabá representada 63% dos casos. Hoje é 37% dos casos confirmados – e devemos continuar nessa linha.”
“Se o interior descontrolar, virá tudo para cá”, alertou pontuando sua preocupação e reunião com a equipe da Saúde, para provocar reunião com a AMM, Estado e secretários de municípios da Baixada Cuiabana para discutir o assunto.
“Cuiabá tem o segundo menor índice de Covid do Brasil.”
Mensagem
Sei de todos os desabafos, aflições, nada passa despercebido. Nossas equipes se reúnem com os setores, como bares, restaurantes, academias e outros como distribuidoras de bebidas, tem procurado a gestão desesperados, assim como a situação dos shoppings, mas o que está em jogo é a saúde e a vida da população cuiabana”, disse lembrando que o deputado Emanuelzinho tem sido procurado para ajudar nas discussões.
Mas avisou: “não vou ser irresponsável. Não vou conceder nada sem as devidas medidas preventivas. ‘Vocês têm que me mostrar’, citando que um dos setores projetou R$ 1,5 milhão a menos na arrecadação do município.
“Administro com o coração na ponta da caneta, pensando na vida da população”, disse ao destacar que nesse mês, considerando dados do dia 10 de maio – sendo um momento que dá para avaliar com base nas orientações da OMS – irá conversar com os setores ainda não inseridos nos parâmetros de reabertura.
“Não havendo aumento da Covid vamos dar sequência à retomada das atividades” – disse sobre as áreas que reivindicam reabertura de funcionamento.
Em maio – se não houver mudança sobre a Covid-19 poderemos retomar as ações de reabertura de setores.
Decreto
7898 – de 9 maio – Determina que estende até 28 de junho o programa Bom de Bola, Bom de Escola e demais programas relacionados à criança e adolescente.
- Aulas – avalia na rede pública – devendo prorrogar e não retomar 18 de maio. Também avaliará rede privada.
- CREAS, CRAS, restaurante popular, albergues – de 11 de maio até 28 de junho
- No mesmo período 11 de maio a 11 de junho – Siminina, centro de idoso, centro de crianças e adultos
- Continua suspenso passe estudantil – e demais benefícios – dependendo do período a ser anunciado de retorno {às aulas
- Estações de ônibus climatizadas – continuam funcionando – devendo ser higienizadas
- Fica 70% de funcionamento da frota – até 17 de maio
- Antigo PS de Cuiabá – mantido como centro de atendimento
- UPA do bairro Verdão – já entregue mas não está funcionando – porque está no plano de contingência de Covid-19 (podendo ser unidade de Pronto Atendimento)
- Atendimentos médicos eletivos e laboratoriais – continuam suspensos – sendo mantidos emergência
- Campanhas publicitárias – institucionais – exclusivamente para prevenção ao enfrentamento ao coronavírus
- Até 28 de junho prorrogado serviço home office – de servidores da prefeitura
- Grupo de risco estão no home office até 28 de junho
- Portarias definirão outros grupos de atendimento da prefeitura – dependendo de análise dos gestores e com horários diferenciados – turnos reduzidos.
- Suspensas atividades em parques – miniestádios e outros.
- Estamos recomendando suspensão das quadras poliesportivas – que funcionam dentro de condomínios (alertando que poderá ingressa com medida judicial)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação: Polícia Militar reforça segurança nos municípios de MT
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira
Excesso Digital: Como Evitar que isso Sabote Sua produtividade