O movimento municipalista Nacional divulgou recente nota de repúdio à fala do presidente da república, Jair Bolsonaro, que colocou "na conta de prefeitos e governadores as mortes pela Covid-10". A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), acentua apoio à nota publicada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
Em trecho na nota, a CNM assinalou que "infelizmente, no momento crítico, em que se esperava a liderança do Excelentíssimo senhor presidente da República, observa-se, isso sim, a ausência de uma postura republicana, a falta de empatia – em especial com as famílias enlutadas – e a perda da consciência do papel institucional do mais alto cargo da nação. Essa postura errática, ao invés de incentivar a solidariedade e a consequente eficiência das ações, aprofunda a divergência, a desorientação e cria insegurança, sobretudo, junto à população, colocando em xeque o federalismo cooperativo brasileiro".
O presidente da AMM, Neurilan Fraga, destacou que o baixo índice de mortes no estado é resultado da atuação dos gestores municipais no enfrentamento do coronavírus. “Os prefeitos de Mato Grosso estão agindo com responsabilidade para evitar a propagação da doença e garantir a segurança da população. As prefeituras enfrentam dificuldades financeiras com a baixa arrecadação neste período, mas estão investindo em ações para enfrentar a disseminação do novo coronavírus e garantir que a população não fique desamparada”, disse Fraga.
Entre as medidas adotadas pelos prefeitos estão a distribuição de kits de alimentação às famílias em situação de vulnerabilidade social, implantação de barreiras sanitárias na entrada das cidades, higienização de ruas e unidades de saúde, confecção de máscaras protetoras e jalecos para os profissionais da área da saúde e distribuição de álcool 70% para as famílias atendidas pelos projetos sociais e comerciantes.
Com informações Agência AMM
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Tarifaço completa um mês com queda nas vendas e pacote de apoio
Combate à pedofilia: PF prende homem por armazenar arquivos
Nova Ordem Autoritária - Grupo de países liderados por China e Rússia desafiam instituições democráticas
Tribunal de Justiça condena companhia aérea por atraso em voo
Estudo: setembro começa com leve alta no custo da cesta básica
Controvérsia judicial acerca das limitações da compensação de créditos judicias
Tribunal do Júri condena a 18 anos de prisão homem que matou jovem
PF derruba esquema de usurpação e extração ilegal de ouro
Alerta do TJ: golpistas enviam mensagens com links falsos em nome de Fórum
AL: CST da Enfermagem debate proteção a profissionais da saúde