Da Redação
O deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT) avaliou como positiva a aprovação recente do Projeto de Lei 1079/20 que suspende os pagamentos devidos pelos estudantes ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) por 60 dias. Além de votar favorável à proposta, o parlamentar de Mato Grosso destacou a necessidade de celeridade na análise dos destaques, marcada para amanhã (28).
"Essa é mais uma medida que aprovamos em meio ao estado de calamidade pública decretado por causa da pandemia de Covid-19. O financiamento estudantil é um importante instrumento de inclusão social, beneficiando aqueles que não tiveram a oportunidade de ingressar no ensino público. Acontece que o momento em que vivemos prejudicou muitos segmentos econômicos. Não podemos fazer com a dívida do financiamento seja mais um problema na vida de muitos brasileiros", afirmou Dr. Leonardo.
Segundo o substitutivo aprovado, terão direito à suspensão dos pagamentos os estudantes que estão em dia com as prestações do financiamento e os com parcelas em atraso por, no máximo, 180 dias.
Pelo substitutivo, os 60 dias de suspensão poderão ser prorrogados pelo Poder Executivo.
O Fies financia cursos de graduação para alunos de faculdades participantes do programa. Em 2017, o fundo passou por uma reformulação com o objetivo de diminuir a inadimplência, mas como os contratos de financiamento são de longo prazo, regras de contratos antigos ainda se aplicam aos que estavam vigentes na ocasião das mudanças na Lei 10.260/01.
Em 2018 e em 2019, foram assinados menos de 85 mil novos contratos do Fies (de 100 mil oferecidos em cada um desses anos). A partir de 2021, a previsão de oferta, até o momento, indica redução para 54 mil novos contratos por ano, considerou.
Com Assessoria e Agência Câmara de Notícias
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira
Excesso Digital: Como Evitar que isso Sabote Sua produtividade
AL aprova Orçamento 2026 do Estado de quase R$ 40 bilhões