Da Redação
A Assembleia Legislativa confirmou hoje (24) um plano de ação - prevendo corte drástico nos gastos do Poder - sendo uma das principais medidas de apoio ao Governo do Estado no enfrentamento ao coronavírus.
Assim, destaca que "em caráter emergencial, os deputados atenderam a convocação do presidente da Casa, deputado Eduardo Botelho (DEM) e se reuniram, na segunda-feira (23), na Casa de Leis, para tratar de ações que ajudem a conter o avanço do coronavírus".
Uma comissão especial, presidida pelo deputado Carlos Avallone, foi formada e deverá elaborar um relatório até sexta-feira (27), sobre a situação dos diversos setores que já sentem os reflexos negativos na economia provocados pela doença. Para isso, contará com apoio de entidades como Federação das Indústrias de Mato Grosso – Fiemt e Federação do Comércio, de Bens, Serviços e Turismo – Fecomércio.
Botelho esclareceu que com o relatório em mãos, levará ao conhecimento do governador Mauro Mendes (DEM). Também informou que estão mantidas as sessões plenárias toda quarta-feira. Além de reforçar corte nos gastos da ALMT para ajudar o governo a enfrentar o problema que assola o mundo. Disse que os recursos devolvidos da ALMT seguirão com sugestões de investimentos para contribuir com os setores mais prejudicados.
“Formamos uma comissão de acompanhamento social, presidida pelo deputado Carlos Avallone, que terá elementos indicados pela Fiemt, Fecomércio e outros setores a serem definidos. Essa comissão vai fazer análise de tudo que está acontecendo, a situação de pessoas desempregadas, sem salários, sugestões de bolsa, sacolão e outros itens que serão encaminhados ao governo”, destacou o presidente Botelho, ao acrescentar que a reunião fechada durou cerca de três horas e meia. Antes, ele se reuniu com o governador Mendes.
Ressaltou que o momento requer muito cuidado. Tanto que, desde a semana passada, os servidores da Casa foram dispensados e os atendimentos suspensos no período de quarentena. Outra decisão se refere ao corte de gastos que incluem aeronaves, combustível, passagem e pessoal. Sessões e comissões estão mantidas a partir da semana que vem.
“Fizemos também encaminhamentos em relação a vários cortes na Casa, o primeiro-secretário ficou de definir os cortes que vamos fazer para diminuir o custo da casa durante esse período. As sessões vão continuar. Temos projetos urgentes que têm que ser votados”, finalizou.
Participaram da reunião os 24 deputados, sendo 18 presentes e os demais online. Além de Botelho, participaram de forma presencial: Dilmar Dal Bosco, Janaina Riva, Paulo Araújo, Valdir Barranco, Lúdio Cabral, Elizeu Nascimento, João Batista, Max Russi, Thiago Silva, Ulysses Moraes, Wilson Santos, Xuxu Dalmolin, Sebastião Rezende, Faissal Calil, Walmir Moretto, Silvio Fávero e Avallone.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira
Excesso Digital: Como Evitar que isso Sabote Sua produtividade
AL aprova Orçamento 2026 do Estado de quase R$ 40 bilhões
Um dos melhores laboratórios públicos do Brasil, diz Mendes
Licenciamento de software: TJ nega recurso e mantém decisão
Operação no interior: PC derruba ponto de tráfico e prende suspeitos
PEC da blindagem é aprovada por deputados e vai ao Senado
Energisa na mira: Wellington e deputados debatem concessão