Em virtude da pandemia mundial do novo Coronavírus e do decreto do Governo do Estado de Mato Grosso que, entre outras ações, restringiu aglomerações a fim de evitar o alastramento da doença, a Academy Brasil, em conjunto com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), optou por suspender a realização do 2º Encontro Regionalizado de Licitação Pública e Pregão Eletrônico que seria realizado em Cuiabá nos dias 19 e 20 de março.
A suspensão é temporária até que o risco de contaminação com o vírus seja descartado em Mato Grosso. A diretoria da Academy Brasil vai aguardar o prazo solicitado pelas autoridades públicas estaduais para definir uma nova data de realização do evento e comunicar os participantes. Neste intervalo, a empresa prepara a abertura do terceiro lote de inscrições, também com data pendente.“Mesmo que não houvesse a recomendação das autoridades para evitarmos aglomeração, a Academy Brasil tomaria a medida por conta própria, pois a responsabilidade social é um dos pilares da nossa filosofia e jamais colocaríamos em risco qualquer de nossos clientes”, acrescentou o diretor-presidente da MPX Brasil, Marcos Paulo.
A Associação Mato-grossense dos Municípios, divulgou em conjunto com a Undime e Cosems a orientação aos prefeitos e secretários municipais em relação aos riscos do coronavírus junto á população, observando as recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde.
A criação de comissões municipais de acompanhamento do Covid-19; o cancelamento de todos os eventos que envolvam aglomerações; a suspensão das aulas nas escolas municipais a partir do dia 23 de março, são algumas das medidas.
A liberação de servidores acima de 60 anos, gestantes, hipertensos, diabéticos e outras pessoas que estejam em grupo de risco; a redução da jornada de trabalho e cumprimento de trabalhos por escalas; suspensão de viagens e concessão de diárias, como também a suspensão de férias e licenças para servidores da saúde.
“A adoção das medidas é necessária e urgente diante da pandemia do vírus que se espalhou pelo mundo. Nossa preocupação é constante com esta situação nos municípios. Temos de agir rapidamente devido a velocidade com que o vírus vem se propagando”, alertou o presidente da AMM, Neurilan Fraga.
Medidas adotadas pelo governo estadual: Na última segunda-feira (16), o Governo de Mato Grosso publicou um decreto com as medidas adotadas para conter a proliferação do Coronavírus. Entre as principais ações estão:
Criação do Gabinete de Situação para monitorar a questão; Suspensão das aulas no ensino público estadual e municipal do dia 23 de março a 5 de abril.
Suspensão da participação de servidores em atividades de capacitação, treinamento ou eventos, tanto internacional quanto interestadual;
Suspensão dos eventos realizados pelo Estado, em ambiente fechado, com público superior a 200 pessoas e recomendação para a não realização por parte do setor privado;
Isolamento domiciliar a servidores com suspeita de contaminação e regime de teletrabalho aos servidores que estiveram em áreas de risco;
Requisição administrativa de serviços de saúde, profissionais de saúde e equipamentos;
Autorização para realização de despesas, para aquisição de bens/serviços/insumos de saúde, com dispensa de licitação.
Orientações: Além de evitar aglomerações, especialmente em lugares fechados, também são recomendados os seguintes cuidados; Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool; Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente; Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo; Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Assessoria de Imprensa
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Combate à pedofilia: PF prende homem por armazenar arquivos
Nova Ordem Autoritária - Grupo de países liderados por China e Rússia desafiam instituições democráticas
Tribunal de Justiça condena companhia aérea por atraso em voo
Estudo: setembro começa com leve alta no custo da cesta básica
Controvérsia judicial acerca das limitações da compensação de créditos judicias
Tribunal do Júri condena a 18 anos de prisão homem que matou jovem
PF derruba esquema de usurpação e extração ilegal de ouro
Alerta do TJ: golpistas enviam mensagens com links falsos em nome de Fórum
AL: CST da Enfermagem debate proteção a profissionais da saúde
Infraestrutura: Governo confirma R$ 220 mi em obras no Estado