• Cuiabá, 18 de Setembro - 2025 00:00:00

Mais de 12 mi de pessoas atuam em atividades filantrópicas, alerta deputado


Rose Domingues - Assessoria AL

A Câmara Setorial Temática do Terceiro Setor promoverá a primeira reunião do ano nesta segunda-feira (16), às 9h, na sala de comissões da Assembleia Legislativa. Entre as pautas está a orientação sobre a captação de recursos públicos em Mato Grosso para o exercício de 2020. 

Conforme o deputado estadual Dr. Gimenez (PV), que preside a CST, o objetivo principal é contribuir com a profissionalização na atuação de associações, fundações e entidades filantrópicas em todo o estado, de modo a melhorar a prestação dos diversos serviços oferecidos à sociedade. 

“Mais de 12 milhões de pessoas estão envolvidas em atividades filantrópicas do terceiro setor no Brasil, devido a esta relevância, nós instalamos a Câmara Setorial Temática no dia 29 de outubro do ano passado, buscando orientar, divulgar e informar esses profissionais acerca de elaboração de projetos, voluntariado e suas especificidades, gestão e administração financeira e contábil”. 

Com as novas regras advindas com o Marco Relatório, há necessidade que as entidades se adequem para atender as parcerias público-privadas (PPPs), por isso também serão tratados na reunião: divisão dos eixos de trabalho; divulgação de cursos para membros da Câmara Setorial, do Fundo para Infância e Adolescência e a Audiência Pública “Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – Lei 13.019/2014 e suas aplicações práticas”.

Terceiro setor

É o conjunto de instituições como fundações, associações, organizações não governamentais, entidades filantrópicas e outras, que são iniciativas privadas porém sem fins lucrativos, que atuam em prol do bem comum e da cidadania. A capacitação dos profissionais que atuam no terceiro setor preenche lacunas sociais geradas pelas falhas no primeiro e segundo setores (governo e setor privado/mercado). 




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: