Maria Augusta Ribeiro
Um assunto que tira o sono de muitas empresas é a dissonância entre as estratégias utilizadas no varejo e o consumidor contemporâneo. Mas, o que, de fato, influencia a compra dos consumidores atuais?
Se a resposta foi fazer um site, criar um app e pedir para curtir, essa é a alternativa errada. O comprador atual quer experiência de consumo, e isso requer profundidade e não somente velocidade.
Não adianta mais chegar abraçando de supetão o cliente com uma promoção sem contexto. Vender hoje significa relevância, e se relacionar não é tarefa fácil pra ninguém.
O que antes funcionava na base do “empurra que vai...”, não cola mais. O consumidor contemporâneo quer conhecer, namorar e casar com a marca pra que seus produtos sejam levados para casa.
Os esforços antes bem-sucedidos já não se mostram mais tão eficazes, uma vez que o consumidor está empoderado de informação. Aliás, pra falar a verdade, está entulhado dela.
Sem paciência para processos custosos, e ainda com pouca evolução nos hábitos digitais, o cérebro simplesmente descarta o que não interessa ou a marca que não presta atenção nele.
O cliente hoje é uma pessoa que tem seus sentimentos levados a sério, suas dores resolvidas, e que é estimulada a curtir as diferenças.
A relação de compra e venda nunca foi tão baseada em relacionamento como nos dias atuais. Lembre-se que, para conhecer, namorar, noivar e casar o consumidor, não é só na velocidade que vai conquistar.
Precisamos falar mais cara a cara com o cliente. E temos que lembrar que envelhecemos, e que, compartilhar não é uma coisa fácil para muitos consumidores.
Nunca as redes sociais, ouvidorias e SAC foram tão utilizados pelo consumidor para se expressar. Assim, empresa que deseja vender, precisa estar atenta e ligada nesses canais. É por eles que conseguimos fazer a netnografia de uma marca e estabelecer o que faz sentido para o consumidor digitalizado.
O que influencia a compra do consumidor atual é o relacionamento, e isso exige dedicação constante. É a empresa que presta atenção nas dores do seu cliente e que consegue resolver seus problemas vai conquista-lo tanto no on quanto no off.
Maria Augusta Ribeiro é especialista em #Netnografia e Comportamento de consumo digital no Belicosa.com.br

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro
PLP 128 reduz incentivos em 10% e altera a lógica do Lucro Presumido