O novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), será debatido em audiência pública em Cuiabá Mato Grosso, na sexta-feira (13.12), às 14h, no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). O debate será promovido pela deputada federal Professora Rosa Neide (PT) e pelo deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (PTB) e contará com a participação do deputado Idilvan Alencar (PDT-CE).
Rosa Neide é a terceira vice-presidenta da Comissão Especial destinada a proferir parecer à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/15, que cria o novo Fundeb, tornando-o permanente. Ela explica que o atual Fundo tem vigência assegurada até 31 de dezembro de 2020. “Após essa data, o regime de cooperação entre União, Estados, Municípios e o Distrito Federal ficará extinto, podendo comprometer gravemente o financiamento da educação em todo País”, alertou.
A deputada ressaltou que a PEC do novo Fundeb tramita na Câmara desde 2015 e, desde então, a proposta vem sendo discutida e construída há muitas mãos. “Mais de 50 audiências já foram realizadas em todo Brasil. Precisamos constitucionalizar o Fundeb e avançar no sentido de ampliar e perenizar os recursos para a educação básica”, defendeu.
Segundo a petista, após ouvir a população na maioria dos Estados chegou a vez de Mato Grosso. “Nessa audiência, a Câmara ouvirá a opinião dos mato-grossense sobre a importância de mantermos o Fundeb, de 2021 em diante. São com os recursos do Fundo que as prefeituras e Estados constroem Escolas de educação infantil e de ensino básico e garantem seu funcionamento. Por isso a importância de todos e todas participarem da audiência”, finalizou.
Informações Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Tribunal do Júri condena a 18 anos de prisão homem que matou jovem
PF derruba esquema de usurpação e extração ilegal de ouro
Alerta do TJ: golpistas enviam mensagens com links falsos em nome de Fórum
AL: CST da Enfermagem debate proteção a profissionais da saúde
Infraestrutura: Governo confirma R$ 220 mi em obras no Estado
Operação da PC e Vigilância Sanitária interdita clínica de estética
Governo mira pequenas e médias empresas para fechar rombo fiscal
Governo garante gás de graça para 15,5 milhões de famílias
Tribunal do Júri: homem acusado de homicídio é condenado a 12 anos
Tarifaço e seu alerta para o Brasil valorizar sua indústria