Da Redação
A posição do Estado sobre a greve de trabalhadores da Educação, nesta segunda-feira (5), pontua a possibilidade de “afastar” integrantes do movimento. Essa observação é do governador Mauro Mendes (DEM), que destaca ser a greve ilegal, conforme assinalado pela Justiça de Mato Grosso.
Em entrevista à Rádio Capital, Mendes asseverou que o Executivo estadual poderá avaliar a abertura de Processo Administrativo Disciplinar – PAD objetivando afastamento de grevistas que descumprem decisão do Tribunal de Justiça.
Na análise, o chefe do Executivo estadual destacou a via de contratação de profissionais, para eventual substituição de trabalhadores que porventura venham a ser afastados – com base na ilegalidade da greve.
"Depois de 30 dias declarada ilegal a greve, nós podemos abrir PAD para afastar esses professores e chamar contratados. Fazer novos chamamentos e colocar outros no lugar. Nós temos a obrigação de garantir o direito dos alunos a ter acesso ao seu ano letivo."
O governador reforçou entendimento sobre os impedimentos do caixa público e ainda em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), em relação as reivindicações da categoria. ]
Mendes chamou a atenção sobre o momento delicado, já que estudantes sofrem o contexto de falta de aulas.
O governador acrescentou ainda em sua avaliação os esforços do Executivo para atender pleitos da categoria, ponderando a chance de no próximo ano avançar nesse cenário – mas dependendo do resgate do equilíbrio fiscal e financeiro.
Por fim, Mendes acentuou o campo do diálogo aberto pelo Governo para debater o assunto, mas lembrou que o Estado está em situação de crise – pontuando ainda que no atual contexto, segue à risca os preceitos da legislação.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Vice-governador promete fortalecer agro e avançar em investimentos
PC confirma prisão de casal suspeito de torturar crianças
Governo de MT destaca programa SER Família Habitação
Senador Wellington Fagundes assina CPMI da Vaza Toga
Tribunal de Justiça de Mato Grosso alerta sobre golpe do pharming
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio