• Cuiabá, 16 de Setembro - 2025 00:00:00

Governadores prometem desenvolvimento e combate ao desmatamento na Amazônia


Da Redação

Os governadores dos Estados que compõem a Amazônia Legal assinaram nesta sexta-feira (2) a Carta de Palmas, um documento que apresenta para a sociedade o planejamento estratégico do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal.

Em maio deste ano, o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon apontou que Mato Grosso reduziu em 78% o desmatamento na Amazônia durante o mês de março de 2019 em relação ao mesmo período de 2018. Já no acumulado entre agosto de 2018 e março de 2019, em relação ao mesmo intervalo de tempo em 2017/18, a queda foi de 18%.

O Executivo destaca que "a Carta de Palmas representa o estudo feito pelos técnicos de todos os Estados envolvidos, com foco em transformar a Amazônia Legal em uma região competitiva, integrada e sustentável, até 2030. O planejamento, de 11 anos, foi aprovado pelos governadores e traz também os quatro eixos principais que serão trabalhados em conjunto pelos gestores, a curto, médio e longo prazo".

Além da aprovação do planejamento estratégico, os governadores também defenderam o fortalecimento do Fundo Amazônia como forma de acelerar o desenvolvimento da Amazônia Legal, transformando-a em uma região competitiva, integrada e sustentável.

Vale destacar que esse fundo tem como finalidade captar doações para investimentos não reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento.

Os governadores abordaram a questão do desmatamento ilegal e ratificaram o compromisso institucional de buscar mecanismos reais que garantam o desenvolvimento sustentável da região.

Eixos do planejamento

O primeiro eixo visa trabalhar a economia verde, com foco no fortalecimento das cadeias produtivas regionais e no turismo, voltado para a inserção econômica definitiva da Amazônia nos mercados nacionais e internacionais. Já no segundo eixo, será trabalhada a interação regional, com sistemas de infraestrutura e logística de transporte nos diversos modais.

No terceiro eixo, o objetivo é desenvolver estratégias para a modernização e melhoria de eficiência da gestão dos processos ambientais adequados à implantação de obras e atividades públicas e privadas. O quatro e último eixo é referente à melhoria dos serviços públicos, com destaque para saúde, educação e segurança pública.

Participaram da reunião, além do governador Mauro Mendes, os governadores do Amapá, Antônio Waldes Goes da Silva; do Amazonas, Wilson Miranda Lima; do Maranhão, Flávio Dino de Castro e Costa; de Rondônia Marcos José Rocha dos Santos; do Pará, Helder Barbalho; de Roraíma, Antônio Olivério Garcia de Almeida; do Tocantins, Mauro Carlesse; e o vice-governador do Acre, Wherles Fernandes da Rocha.

 

Com Assessoria




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: