Da Redação
Cerca de 5 mil famílias de Várzea Grande devem receber o título definitivo de posse dos imóveis urbanos, por meio de uma parceria entre o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) e a Prefeitura de Várzea Grande. Um Termo de Cooperação entre os órgãos foi assinado na segunda-feira (29), no gabinete da prefeita Lucimar Sacre de Campos, em Várzea Grande, e prevê esforços conjuntos para concluir a regularização fundiária urbana na região.
Conforme o presidente do Instituto, Francisco Serafim de Barros, o morador receberá o título devidamente registrado em cartório, possibilitando assim, que ele não tenha problemas futuros quanto ao direito de propriedade.
“Sabemos da importância desse documento para quem está no imóvel. Essa é uma dívida que o poder público tem com a sociedade. Até fevereiro, queremos entregar todos os títulos remanescentes da extinta Cohab, vamos atualizar todas as pendências e entregar às famílias o tão esperado título”, explicou.
Ele citou ainda o papel do Intermat na regularização de Mato Grosso e que tem firmado convênios com diversas prefeituras para levar o direito à moradia aos cidadãos. Ressaltou ainda a regularização do meio rural, por ações como o Programa Terra a Limpo, que destina cerca de R$ 70 milhões para levar a titulação de terras para mais de 80 mil famílias em todo o estado.
A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos, agradeceu o empenho do governo estadual em prol da titulação e colocou a equipe técnica da Prefeitura à inteira disposição para realizar o trabalho conjunto.
“Hoje estamos recebendo este presente do governo do Estado. Há quantos que temos este problema aqui no nosso município, e ainda não foi resolvido. São lotes e casas de Cohab para serem entregues o documento. Precisamos muito desse empenho para que possamos fazer a entrega desses títulos”, afirmou.
Os 14 bairros que receberão a titulação gratuita são: Nossa Senhora da Guia, Cristo Rei, Cristo Rei Profilurb, Santa Izabel, Cohab Jayme Campos, Primavera, Dom Bosco, Asa Bela, Asa Branca, Dom Orlando Chaves, Cabo Michel, 7 de Maio, 24 de Dezembro e Tarumã. As habitações fazem parte dos processos da extinta Companhia de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso (Cohab-MT).
Estiveram presentes também o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Econômico, e Turismo, José Roberto Amaral de Castro Pinto, o presidente da comissão de regularização fundiária do município, Osmar Capile, o diretor de Regularização Fundiária e Urbana, Robson Pazeto Junior, o juiz diretor da Comarca de Várzea Grande, Eduardo Calmon, a promotora de Justiça Maria Fernanda Correa da Costa, vereadores e lideranças de bairros.
Cooperação
O acordo amplia a capacidade técnica para que seja possível atender da melhor forma as demandas de regularização. Entre as etapas previstas estão: o levantamento cadastral, análise do perfil social das famílias, medição e demarcação topográfica da área, elaboração de projetos urbanísticos, a aprovação dos projetos junto ao município e, por fim, a titulação.
A equipe técnica do Intermat já começou o trabalho de orientação dos moradores. Uma reunião na Cohab Cristo Rei levou, na última quinta-feira (25), informações sobre os documentos para o pedido de regularização, cadastramento, requisitos, e esclareceu que todo o processo é realizado sem custo para o beneficiário.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Vice-governador promete fortalecer agro e avançar em investimentos
PC confirma prisão de casal suspeito de torturar crianças
Governo de MT destaca programa SER Família Habitação
Senador Wellington Fagundes assina CPMI da Vaza Toga
Tribunal de Justiça de Mato Grosso alerta sobre golpe do pharming
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio