Da Redação
O Cururu e o Siriri, assim como a viola de cocho, foram destacados pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT) nesta segunda-feira, 15, durante sessão especial que comemorou o Dia Nacional da Música e da Viola Caipira. Segundo ele, “são ritmos muito peculiares e autenticamente conservados em Mato Grosso” e que integram o vasto e rico cenário cultural do Brasil, como a catira, folias de reis, danças de São Gonçalo, congadas, calangos, entre outros.
Wellington Fagundes ressaltou que Mato Grosso “respira cultura”. Em seu pronunciamento, ele fez questão de citar o trabalho do grupo cuiabano Flor Ribeirinha, que, em 2017, foi o vencedor do Festival Internacional de Arte e Cultura, realizado em Istambul, na Turquia, com o espetáculo "Mato Grosso Dançando o Brasil", em que faz uma passagem pelas danças típicas do nosso país.
A sessão especial contou com várias apresentações de violeiros, como Zé Mulato e Cassiano, Claudinho da Viola e os alunos dos alunos do Núcleo de Ensinamento de Viola - Caub I, de Brasília. Autor do requerimento da sessão especial, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) afirmou que a sessão trouxe reconhecimento à música e à cultura de raiz, que sofrem a falta de investimentos.
Em seu pronunciamento, citou o grupo cuiabano Flor Ribeirinha, que, em 2017, foi o vencedor do Festival Internacional de Arte e Cultura, realizado em Istambul, na Turquia, com o espetáculo "Mato Grosso Dançando o Brasil", em que faz uma passagem pelas danças típicas do nosso país.
O senador mato-grossense ainda destacou a cidade de Poxoréo, no sudeste do Estado, outrora uma das maiores regiões de exploração de diamantes, que abriga há 17 anos o Encontro Nacional de Violeiros. Esse evento, é considerado um dos maiores festivais de viola caipira do Brasil. Para tanto, na cidade foi erguido o que se chama de “Templo da Viola”.
Fagundes também aproveitou para “cumprimentar os bravos homens e mulheres e crianças que eternizam a cultura e enraíza essas manifestações como referencial fundamental a formação de um povo” e anunciou apoio ao projeto de lei que institui o dia 13 de 03 Junho como o Dia Nacional da Música e Viola Caipira, em tramitação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte. A data homenageia o jornalista, escritor Cornélio Pires, considerado um dos mais importantes folclorista e etnógrafo da cultura e do dialeto caipira.
Também estiveram presentes na sessão especial o prefeito de Cristalina (GO), Daniel Sabino Vaz; o fundador do Clube do Violeiro Caipira, Volmi Batista da Silva; e o representante da Associação Nacional dos Violeiro e Violeiras do Brasil, Luiz Faria.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Vice-governador promete fortalecer agro e avançar em investimentos
PC confirma prisão de casal suspeito de torturar crianças
Governo de MT destaca programa SER Família Habitação
Senador Wellington Fagundes assina CPMI da Vaza Toga
Tribunal de Justiça de Mato Grosso alerta sobre golpe do pharming
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio