Da Redação
Durante almoço do Bloco Vanguarda, com a presença do ministro da Justiça Sérgio Moro, o senador Jayme Campos (DEM-MT) traçou um perfil das regiões de fronteiras do Brasil e demonstrou preocupação com a segurança dessas áreas que, segundo disse, vive verdadeiro caos.
“O Brasil possui 17 mil quilômetros de fronteiras terrestres, envolvendo 11 estados da Federação e 588 municípios, que abrangem 27% do território nacional. A extensão continental das nossas divisas com outros países merece atenção especial e hoje, lamentavelmente, vive estado de abandono. As fronteiras não têm vigilância, o que facilita a entrada de drogas e contrabando no país”, afirmou.
O convite para o ministro participar do almoço partiu do líder do Bloco Vanguarda, o senador mato-grossense Wellington Fagundes (PL-MT). A reunião teve ainda a presença do governado de Goiás, Ronaldo Caiado.
Jayme Campos destacou dois projetos de sua autoria em que pediu especial atenção do ministro Moro. Trata-se de um projeto de resolução e de um projeto de lei relacionados à segurança e à fiscalização das faixas de fronteiras no Brasil.
O objetivo do primeiro projeto, de acordo com o senador, é reunir um grupo suprapartidário de parlamentares com o objetivo de acompanhar, fiscalizar e propor políticas e ações públicas dirigidas às fronteiras brasileiras. “É uma ação pioneira dentro do Congresso Nacional”. Já o segundo projeto apresentado destina 5% das verbas do Fundo Nacional de Segurança Nacional (FNSP) para o Programa de Proteção Integrada das Fronteiras (PPIF).
Ao citar Mato Grosso, o senador lembrou que no estado são mais de 900 quilômetros de fronteira seca e que, por muitos anos, as BRs-163 e 364 têm sido usadas como corredores principais de carros roubados, do narcotráfico e de armamento pesado, que são levados para os grandes centros brasileiros, como São Paulo e Rio de Janeiro. Jayme Campos disse ainda que, com o surgimento de novos municípios na região de fronteira, novas rotas foram também surgindo através de estradas vicinais e esses municípios passaram a sofrer com a criminalidade. “Portanto, é nessa região que o Estado deve investir pesado”, enfatizou.
Ainda durante o almoço, ocorrido na terça-feira (11), Sérgio Moro apresentou um panorama das ações que está desenvolvendo no Ministério da Justiça e os parlamentares tiveram a oportunidade de debater com eleo Pacote Anticrime e a relação entre o Governo Federal e o Congresso Nacional.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio
Gestão documental: a base para transformar IA em vantagem competitiva
Governo e UFMT: parceria para estudo sobre cadeia de fertilizantes
MP: réu é condenado a 10 anos e oito meses por atropelamento
Ministério da Fazenda ajusta projeção da inflação para 4,8% em 2025
VG: Operação da Rotam prende três pessoas por tráfico de drogas
TJ: fazenda com herdeira e banco condenado a pagar honorários e custas
Mato Grosso e a incapacidade energética
Família não é salvo-conduto para ferir: acolhimento salva vidas
Receita: MT alcança R$ 40 bilhões em arrecadação de impostos