Da Redação - FocoCidade
Conselheiro Moises Maciel destacou que a expectativa do Tribunal de Contas do Estado (TCE) em relação ao Governo Mauro Mendes "é a mesma da população", ou seja, de que "o Executivo de Mato Grosso cumpra a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e que todos os poderes e órgãos autônomos, assim como a sociedade, estejam engajados no equilíbrio fiscal do Estado".
O conselheiro interino também destacou a existência de um quadro nacional de desequilíbrio fiscal e da necessidade de um "pacto nacional para o desenvolvimento sustentável".
A análise do conselheiro ocorreu durante evento de posse do governador Mauro Mendes, que contou com a participação do presidente do TCE, conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto, além do conselheiro interino Isaías Lopes da Cunha.
O presidente demonstrou também assinalou apoio à nova gestão e colocou o órgão de controle externo à disposição da nova equipe de governo, "a fim de colaborar para que o Estado cumpra suas metas fiscais e possa oferecer atendimento digno à população nos serviços essenciais como saúde, educação e segurança".
O governador Mauro Mendes reconheceu a gravidade do momento e afirmou que Mato Grosso necessita de uma "recuperação fiscal", algo semelhante à recuperação judicial na iniciativa privada. Ele lembrou que o Estado hoje deve a quase 100% dos fornecedores, ainda não pagou o 13º salários dos servidores, deve aos municípios, aos poderes e à saúde. "A nossa prioridade, a meta mais importante, é equilibrar receita e despesa", ressaltou o governador.
Mauro Mendes destacou que Mato Grosso vive uma situação "duríssima" e pediu paciência e a contribuição de todos para que o Estado retome o desenvolvimento. Anunciou que no início da gestão atuará em dois pilares: reduzir despesas e aumentar receitas, com ajustes na tributação e combate à sonegação. O governador afirmou que a prioridade é equilibrar o caixa do governo para depois pensar nos investimentos mais urgentes, como saúde e retomada de obras.
Com informações TCE
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco
Correção da diástase abdominal com cirurgia plástica
Quiet Beauty: a beleza que inspira sem gritar
Sinfra avisa: trânsito em alça de acesso a Miguel Sutil será interrompido