Da Assessoria
O historiador e professor da Unicamp especializado em História da América, Leandro Karnal, será o palestrante do XIII Fórum de Responsabilidade Socioambiental para falar de “Ética e Corrupção no Mundo Contemporâneo”. O evento, realizado pelo Programa de Ação Social da Unimed Cuiabá (PróUnim), será no dia 09 de outubro, às 19h30, no Buffet Leila Malouf.
Karnal é graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e doutor pela Universidade de São Paulo (USP). Ele tem publicações sobre o ensino de História, História da América e História das Religiões.
O conceito de ética está no centro das discussões no Brasil. Vive-se uma crise ética estrutural que leva a um questionamento muito denso sobre o assunto. Dentre os temas que serão tratados pelo palestrante estão os limites entre ética e moral, práticas que dificultam ou facilitam o exercício da ética, e valores envolvidos entre moral, ética, sociedade e suas engrenagens.
Como historiador, Karnal aborda o tema traçando um paralelo entre história e sociedade sob o prisma de que a corrupção é um mal social, coletivo e não apenas de governo. “Não existe governo corrupto numa nação ética e não existe nação corrupta com governo transparente e democrático”, declarou Karnal em algumas entrevistas sobre o assunto.
No ranking de países corruptos, o Brasil não está na liderança, mas de acordo com Karnal, é um país onde a corrupção é endêmica e isto despertou seu interesse acadêmico sobre a raiz deste problema, porém, todas as explicações encontradas podem ser questionadas.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro
PLP 128 reduz incentivos em 10% e altera a lógica do Lucro Presumido
Janeiro Branco destaca o papel do farmacêutico no cuidado à saúde mental
Estado alerta: RGA de 4,26% provoca impacto de R$ 1 bilhão
Consignados: Governo aciona Justiça para manter suspensão
PF confirma prisão de mulher por crime de moeda falsa
Operação Gardien: Polícia Federal mira rede de pedofilia em MT
Janeiro Branco e a Ansiedade de Avatar
Crimes contra a receita: Defaz bloqueia mais de R$ 620 mi
Senado deve votar em março PL do streaming criticado por Wagner Moura